Google anuncia Android 12L focado em tablets e dobráveis

1 min de leitura
Imagem de: Google anuncia Android 12L focado em tablets e dobráveis
Imagem: Reprodução/Shutterstock

A Google anunciou nesta quarta-feira (27), durante o Android Developer Summit, o Android 12L, versão do sistema operacional voltada para dispositivos com telas maiores, como tablets, dobráveis e Chromebooks. O anúncio confirma os rumores que circulavam nas últimas semanas.

A novidade foi pensada devido à alta no número de diferentes dispositivos utilizando o sistema operacional do Google. "No último ano, vimos quase 100 milhões de novas ativações de tablets Android — um crescimento de 20% ano a ano, enquanto o ChromeOS, agora a plataforma de desktop de crescimento mais rápido, cresceu 92%. Também vimos dispositivos dobráveis em alta, com um crescimento ano a ano de mais de 265%".

Novidades do Android 12L

Segundo a empresa, toda a interface do Android 12L foi formulada para otimizar a experiência do usuário com displays maiores. As telas com mais de 600 sp, por exemplo, contarão com um layout de 2 colunas, podendo arrastar e soltar um aplicativo ou janela para a outra "aba" do smartphone.

DivulgaçãoDivulgação/Google

Nesse sentido, o sistema também oferece melhorias na exibição de notificações, configurações rápidas, da visão geral, bem como das telas de bloqueio e inicial. A barra de tarefas agora conta com um visual mais semelhante ao adotado no Chrome OS, com os aplicativos centralizados na parte inferior da tela.

Disponibilidade

A versão estável do Android 12L será lançada oficialmente no início de 2022 com a "próxima leva de tablets e dobráveis com Android 12". Uma versão beta do sistema operacional será liberada para celulares Pixel em dezembro.

Os usuários interessados em conferir um pouco mais do Android 12L podem baixar um emulador do sistema no computador.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.