Microsoft lança novos emojis do Windows 11 em 2D

1 min de leitura
Imagem de: Microsoft lança novos emojis do Windows 11 em 2D
Imagem: Divulgação/Microsoft
Avatar do autor

Nesta segunda-feira (22), a Microsoft anunciou o lançamento dos novos emojis com o estilo de design Fluent para o Windows 11 através de uma atualização opcional no sistema operacional (SO).

Como é possível observar abaixo, as novas carinhas estão em 2D. A estética não representa o trailer divulgado em julho pela companhia, que exibia as figurinhas animadas tridimensionalmente.

Emojis antigos na esquerda ao lado das opções em 3D anunciadas e o que o Windows 11 recebeuEmojis antigos na esquerda ao lado das opções em 3D anunciadas e o que o Windows 11 recebeuFonte:  Reprodução/The Verge 

Em uma publicação no blog da Microsoft Design, Claire Anderson, a “emojiologista” da companhia, chegou a informar que a aparência 3D seria utilizada nas novidades, mas o post foi atualizado nesta semana com uma explicação de que os emojis permanecerão "achatados". O motivo para esta mudança não foi informado.

Como instalar os novos emojis do Windows 11?

Para conseguir a novidade, é necessário instalar a nova versão de prévia opcional do Windows 11 de novembro. Acesse as configurações do sistema operacional e escolha "Windows Update". Após a atualização, utilize o atalho com a tecla "Windows" e ponto final para acessar o teclado de emojis.

Apesar de não existir uma justificativa para a ausência de tridimensionalidade nos emojis, o portal The Verge especula uma limitação técnica do formato de arquivo das figuras como um possível motivo. Ao contrário da Apple, que utiliza bitmaps na renderização, a Microsoft aproveita vetores por serem mais adaptáveis a diferentes tamanhos, mas o arquivo é mais apropriado para imagens planas.