Usuários se decepcionam com os emojis do Windows 11; entenda

1 min de leitura
Imagem de: Usuários se decepcionam com os emojis do Windows 11; entenda
Imagem: Microsoft

A expectativa dos usuários do Canal Dev, ao serem os primeiros a receber a build 22478 do Windows 11 na quinta-feira (14), era principalmente em relação aos novos emojis do sistema operacional recém-lançado. Afinal, de acordo com uma postagem da Microsoft em julho, as carinhas viriam com design em 3D. Mas não foi isso que ocorreu: elas vieram em 2D.

Como a postagem do anúncio foi feita no Dia Mundial dos Emojis, a designer Claire Anderson, diretora de arte e “emojiologista” da Microsoft, fez questão de compartilhar uma prévia, em que mostrava, além do design em 3D, a maioria dos novos emojis era animada. Sobre os mais de 1,8 mil emojis existentes no Microsoft 365, ela garantiu na época: “temos trabalhado no ano passado para atualizá-los drasticamente, criando um sistema que é naturalmente fluente”.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Emojis anunciados pela Microsoft em julho de 2021.

Como são os novos emojis do Windows 11?

A primeira coisa observada na build 22478 de ontem foi que todos os emojis do Windows 11 são imagens 2D totalmente planas. Embora sejam semelhantes aos emojis que estão no vídeo acima, foram cuidadosamente retirados quaisquer indícios de sombreamento que pudessem dar a mínima ilusão de tridimensionalidade. As cores também são planas, sem nenhum tipo de efeito.

Pode-se argumentar que a inclusão de sombreamento pudesse afetar a visibilidade dos efeitos, principalmente em uma escala inferior, além de passar despercebida por pessoas com algum tipo de limitação visual. No entanto, a questão que se coloca é: por que a Microsoft anunciou as variantes sombreadas — e animadas — dos emojis com tanta pompa, para depois simplesmente não lançá-los no Windows 11?

Cobrada pelo site XDA-Developers a explicar por que optou por projetos 2D, a gigante de Redmond ainda não se manifestou.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.