Como instalar a Play Store novamente no celular

2 min de leitura
Imagem de: Como instalar a Play Store novamente no celular
Imagem: Unsplash

A Play Store é a loja oficial da Google utilizada para distribuir aplicativos, jogos, livros e diversos outros produtos da plataforma em dispositivos Android. É por meio dela que os usuários realizam o download de grandes apps utilizados na atualidade, como WhatsApp, Facebook e Instagram.

Mesmo com essa grande importância, é comum que algumas pessoas acabem excluindo a Play Store do smartphone por engano, ficando impossibilitadas de baixar outros softwares no dispositivo. Caso você esteja com esse problema, saiba que existe solução e que é possível baixá-la novamente no celular.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para saber como fazer isso, confira nosso passo a passo.

1. Verifique se o app não está apenas desativado

A Play Store é também conhecida como Google Play. (Tecmundo/Reprodução)Play Store é também conhecida como Google Play. (Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte:  Tecmundo 

Em alguns casos, aplicativos do sistema ou da marca do smartphone vêm instalados de fábrica, não permitindo que os usuários os retirem do dispositivo, apenas os desativem. Para saber se esse foi o motivo de a Play Store ter sumido do celular, acesse as configurações e procure "Aplicativos".

Toque no campo "Todos" e selecione "Desativado". Uma lista de apps irá carregar e você poderá ver se o aplicativo da Google está entre eles. Caso esteja, é necessário apenas tocar sobre ele e depois em "Ativar".

Automaticamente, a Play Store voltará a fazer parte do celular e você poderá aproveitar todos os benefícios. No entanto, se isso não resolver, siga para o próximo passo.

2. Acesse o Baixaki

A Play Store equivale a App Store dos celulares da Apple. (Tecmundo/Reprodução)A Play Store equivale à App Store dos celulares da Apple. (Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte:  Tecmundo 

O Baixaki oferece milhares de softwares 24 horas por dia, e entre eles está a Play Store. Para baixá-la, acesse a página do Baixaki e procure o app no campo de busca. Depois, selecione a opção "Baixar" e espere até que o arquivo seja descarregado no celular.

3. Permita a instalação de fontes desconhecidas

Após ativar essa funcionalidade você poderá instalar diversos programas que só estão disponíveis na versão APK. (Tecmundo/Reprodução)Após ativar essa funcionalidade, você poderá instalar diversos programas que só estão disponíveis na versão APK. (Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte:  Tecmundo 

Os dispositivos Android têm autorização de fábrica para instalar apenas aplicativos da loja da Google, sendo necessário autorizar de forma manual a liberação de softwares de outras fontes. Todavia, o procedimento é simples, e a primeira etapa é entrar nas configurações do smartphone.

Procure "Segurança" (também pode aparecer como "Biometria e Segurança") e depois toque em "Instalar apps desconhecidos". Selecione o navegador que utilizou para baixar o software e ative a opção "Permitir desta fonte".

4. Instale novamente a Play Store

Atualmente, existem mais de 2 milhões de aplicativos da empresa norte-americana. (Tecmundo/Reprodução)Existem mais de 2 milhões de aplicativos da empresa norte-americana. (Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte:  Tecmundo 

Quando finalizar a etapa anterior, procure o arquivo de download na visão geral das notificações do celular, deslizando o dedo de cima para baixo, ou acesse a pasta "Arquivos" do dispositivo e o localize. Toque no software e depois escolha a opção "Instalar".

Aguarde até que a Play Store seja instalada novamente. Quando o procedimento chegar ao fim, basta inserir as informações de sua conta Google e utilizá-la para baixar seus jogos e programas preferidos.

Gostou da indicação? Deixe seu comentário e acompanhe as principais novidades sobre a Play Store no TecMundo!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.