Veja os riscos de baixar aplicativo fora da Play Store

3 min de leitura
Imagem de: Veja os riscos de baixar aplicativo fora da Play Store
Imagem: Reprodução / TecMundo

O Android é um sistema mobile que, assim como qualquer outro, está sujeito a problemas relacionados ao vazamento de dados. E grande parte dessas ações ocorrem por conta da instalação de um aplicativo malicioso, principalmente quando o download é feito fora da Play Store, a loja oficial de apps do sistema.

Hoje o TecMundo mostra os riscos de você fazer um download em um site desconhecido, bem como as formas de evitar esse tipo de transtorno. Confira:

Os maiores riscos ao baixar aplicativos fora da Play Store

Os riscos de baixar um app fora da loja oficial do Android começam no próprio site em que ele está hospedado. Muitas dessas páginas possuem uma série de códigos maliciosos que buscam infectar o sistema no momento em que você faz o acesso. Portanto, muito cuidado com as solicitações de permissões e fique sempre em alerta com os avisos de seu antivírus.

Hackers podem ter acesso às suas informações através do download de apps fora da loja oficial do AndroidHackers podem ter acesso às informações por download de apps fora da loja oficial do Android.Fonte:  Anete Lusina from Pexels 

Em relação ao aplicativo, o fato de ele estar hospedado fora da Google Play Store não garante qualquer segurança. Afinal, ele não passa pela verificação da Google quanto a seu funcionamento, tampouco é removido caso seja comprovada a atividade ilegal.

Esses apps trazem uma série de problemas a seu sistema, como a criação de uma backdoor. Ela cria uma espécie de ponto de acesso onde outro usuário, ou até mesmo um hacker, consiga ter controle de todo o aparelho e seu sistema. Uma vez que esse acesso seja estabelecido, suas informações correm um grande risco de serem compartilhadas de forma ilegal com outros usuários ou empresas que comercializam isso pela deep web.

Os riscos também ocorrem dentro da Play Store

Infelizmente, os perigos relacionados a falsos aplicativos também ocorrem na própria Play Store. Por mais que aconteça uma verificação de confiabilidade dos softwares antes de eles serem disponibilizados na loja virtual, ainda existe a possibilidade de conterem um código malicioso que, antes de o Google identificar e remover da plataforma, já tenha causado sérios problemas.

É preciso ter cuidado com o download de softwares até mesmo dentro da Play StoreÉ preciso ter cuidado com o download de softwares até mesmo na Play Store+Fonte:  Sora Shimazaki from Pexels 

Nesses casos, a primeira coisa a se fazer é verificar a empresa desenvolvedora do software. Por exemplo, se você estiver procurando um determinado jogo, confira se a fabricante que está disponibilizando o game na loja é a mesma que produziu o título.

Outro problema recorrente é em relação a aplicativos que oferecem muitas vantagens. Ainda pegando os jogos como exemplo, nunca faça o download de software que prometem dar alguma condição especial no game, como moedas virtuais e até mesmo trapaças para que você possa ter um rendimento melhor, em troca de nada.

Softwares com promessas de vantagens em games são uma das maiores armadilhasSoftwares com promessas de vantagens em games são uma das maiores armadilhas.Fonte:  TecMundo 

Além do risco de ser banido do game por conta das ilegalidades, grande parte desses softwares não cumprem o que prometem, ou seja, são apenas um pretexto para que o usuário se sinta tentado a baixá-los. Com isso, surgem brechas em seu aparelho para que seja feita a coleta de dados ou informações sigilosas.

Como se proteger desses problemas

Como dito , o primeiro passo para você se livrar desses problemas é sempre procurar baixar a versão oficial do aplicativo na Google Play Store. Há alguns casos raros em que o software não está à disposição da loja virtual, como o jogo Fortnite — que, por conta de uma batalha judicial envolvendo microtransações, foi removido pela Google, mas tem uma versão oficial para Android. Nesse caso, o usuário precisa acessar o site oficial do jogo e fazer o download.

Fornite é um game que é disponibilizado fora da Play StoreFornite é um game disponibilizado fora da Play Store.Fonte:  Reprodução / TecMundo 

Na Play Store, observe sempre os comentários de outros usuários em relação ao aplicativo antes de fazer o download. Softwares com a classificação baixa ou comentários indicando uma fraude são alertas de que você pode estar se envolvendo em um golpe.

Também é importante analisar quais acessos o app que está sendo instalado solicita. Já existiram muitos casos de simples softwares de edição de imagens pedirem acesso a informações do usuário que não tinham qualquer relação com o funcionamento do programa.

O Avast é um dos antivírus mais utilizados no AndroidO Avast é um dos antivírus mais utilizados no Android.Fonte:  Reprodução / TecMundo 

Por fim, mantenha sempre um bom antivírus instalado e atualizado em seu sistema. Assim como os aplicativos comuns, procure os mais populares, como Kaspersky, McAfee e Avast, e que contam com uma classificação boa, além de muitos comentários positivos elogiando a performance do programa.

Ficou com alguma dúvida? Conte para a gente nos comentários.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.