Desenvolvedor libera Google Play Store no Windows 11

1 min de leitura
Imagem de: Desenvolvedor libera Google Play Store no Windows 11
Imagem: Reprodução/ADeltaX

A Microsoft lançou a primeira versão de testes do Subsistema Windows para Android (WSA) na semana passada e usuários perceberam que, inicialmente, um número limitado de programas foram disponibilizados na Amazon Appstore. Dito isso, um desenvolvedor chamado ADeltaX montou um script que permite o uso dos serviços do Google Play no Windows 11, liberando experimentações com apps como o Chrome e o Snapchat, por exemplo.

Uma forma de instalar qualquer tipo de APK já foi identificada através da ferramenta Android Debug Bridge (adb), sendo que fornecemos um breve tutorial na semana passada. Mas nem todos os aplicativos funcionam, incluindo a Google Play Store.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O script de ADeltaX está publicado no repositório GitHub com o nome WSAGAScript e um breve guia; o responsável afirma que o "truque" ainda está na fase de testes, então erros são esperados durante o procedimento. Além disso, perfis no Twitter que utilizaram a função alertam que o método nem sem dá certo e problemas gráficos podem acontecer.

Caso tenha interesse em seguir o tutorial, é importante ressaltar que a ferramenta não é oficial, os métodos sugeridos pelo desenvolvedor são técnicos e complexos, envolvendo o Subsistema Windows para Linux e o Prompt de Comando. A "gambiarra" pode afetar o seu computador e não é possível garantir a segurança e privacidade da conta Google após o procedimento.

Ainda assim, o trabalho de ADeltaX evidencia, novamente, que o Subsistema Windows para Android tem um grande potencial customizável por desenvolvedores terceiros e pode ser expandido para além da Amazon, contando que a Microsoft continue permitindo modificações.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.