Windows 11: veja como instalar qualquer app Android na versão beta

2 min de leitura
Imagem de: Windows 11: veja como instalar qualquer app Android na versão beta
Imagem: Divulgação/Windows

A Microsoft lançou a primeira versão de prévia do Subsistema Windows para Android (WSA) para usuários do programa Insider do novo sistema operacional, permitindo a instalação de aplicativos mobile, mas os entusiastas perceberam que a oferta de serviços na Amazon Appstore ainda é limitada. No entanto, o portal Bleeping Computer detectou que é possível baixar qualquer tipo de APK utilizando a ferramenta Android Debug Bridge (adb).

Também foi identificado que a loja da Amazon é baixada automaticamente com a aquisição do subsistema, e as opções oferecidas foram selecionadas para testar e validar uma grande quantidade de variações de hardware, sendo que mais apps serão disponibilizados nos próximos meses.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Prévia da Amazon Appstore com exemplos de appsPrévia da Amazon Appstore com exemplos de apps.Fonte:  Reprodução/Bleeping Computer 

Tutorial de instalação

Confira um breve guia para a aquisição e uso de mais opções que estão fora da lista atual oferecida pela Microsoft. É importante ressaltar que elas podem ser baixadas em sites como o APKPure ou APKMirror, mas nem todas funcionam no Windows.

A Google Play Store, por exemplo, consegue ser até instalada, mas não roda, impossibilitando o uso de aplicativos que dependem dos serviços da companhia. Também não foi detalhado quais tipos de acesso os apps têm no SO, então tenha certeza de que o conteúdo não é malicioso.

Antes de iniciar o procedimento, é importante ressaltar que o uso de apps Android precisa atender alguns requisitos. Além de estar rodando o Windows 11 em um PC compatível e na versão beta, o usuário precisa colocar a região do sistema para os Estados Unidos e ter uma conta da Amazon localizada no país.

Além disso, o processo exige que a virtualização de sistema esteja habilitada no BIOS/UEFI. Com tudo configurado e o subsistema Windows para Android em funcionamento, siga os passos abaixo para realizar a instalação de apps externos.

  • Após garantir o Subsistema Windows para Android, baixe o app desejado no APKPure ou APKMirror.
  • Realize o download da versão mais recente do Android SDK Platform-tools 31.0.3 para o Windows e extraia o arquivo no seu armazenamento interno.
  • Vá ao menu “Iniciar” e abra Subsistema Windows para Android. Em seguida, uma janela de opções aparecerá, então procure e habilite a opção “Developer Mode”. Logo depois, copie o endereço IP exposto na interface. Caso não encontre o número, clique em “Refresh” e, se continuar não aparecendo, acesse a opção “Files” na parte superior da tela para se certificar de que o subsistema está funcionando.

Interface do subsistema com destaquesInterface do subsistema com destaques.Fonte:  Reprodução/Bleeping Computer 

  • Abra o Prompt de Comando e realize um CD (change directory) à pasta em que extraiu o Android SDK Platform-tools 31.0.3 do passo 2. Se o arquivo está no C:\Platform-tools, por exemplo, escreva “cd c:\platform-tools” e aperte “Enter”.
  • Agora você estará na pasta da ferramenta Android SDK, então escreva “adb connect ipaddress”, onde o “ipadress” é o número que copiou no passo 3 — ficará como “adb connect 172.30.204.180”, por exemplo.
  • Instale o APK usando a ordem “adb install apk” com o nome do arquivo e o seu local. Como referência, se ele se chama “com.innersloth.spacemafia_2021.6.30-967_minAPI23(arm64-v8a,armeabi-v7a)(nodpi)_apkmirror.com.apk” e está nos “Downloads”, use o comando “adb install %UserProfile%\downloads\com.innersloth.spacemafia_2021.6.30-967_minAPI23(arm64-v8a,armeabi-v7a)(nodpi)_apkmirror.com.apk”.
  • Feche o “Prompt de comando” e abra o seu app, que agora é listado no menu “Iniciar”. Caso o aplicativo não funcione, o suporte ainda não está implementado no Windows 11.
smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.