Messenger do Facebook ganha opções de Realidade Aumentada em grupo

1 min de leitura
Imagem de: Messenger do Facebook ganha opções de Realidade Aumentada em grupo
Imagem: Divulgação/Facebook

Nesta quinta-feira (21), o Facebook anunciou o lançamento dos "Efeitos em Grupo", Group Effects em tradução livre, de Realidade Aumentada (RA) para Salas do Messenger e videochamadas do serviço. A iniciativa implementa os recursos dinâmicos em todos os usuários presentes na conversa simultaneamente.

São mais de 70 opções disponíveis, incluindo um jogo de montar hambúrgueres, filtros de barbas e até um gato que passeia pela interface. A empresa também expandirá o acesso à API Spark AR Multipeer para criadores e desenvolvedores produzirem novos efeitos para grupos no final do mês.

Exemplo de exibição dos novos recursosExemplo de exibição dos novos recursosFonte:  Divulgação/Facebook 

Para aproveitar a novidade, crie uma videoconferência ou uma Sala no app do Messenger e acesse a "Carinha Feliz" para abrir a janela de efeitos. Logo depois, escolha "Efeitos em Grupo"; a companhia também ressaltou que a novidade será oferecida no Instagram, mas não forneceu detalhes sobre a disponibilidade desta versão.

Dia das Bruxas e mais novidades

Para comemorar o Dia das Bruxas, o Facebook também anunciou várias pequenas iniciativas que estarão disponíveis neste mês, como temas de chat, figurinhas, efeitos de RA. Além disso, emojis de som temáticos do novo filme 007: Sem Tempo para Morrer foram oferecidos.

Recentemente, a plataforma introduziu os "Efeitos de Palavras", que permitem o pareamento de emojis com a digitação. É possível, por exemplo, escrever "Feliz Aniversário" e um símbolo de balão e confete aparecerá na interface dos clientes. Esta ferramenta recebeu, nesta quarta-feira (20), sugestões de combinações feitas pelo serviço para frases do dia a dia — a atualização na novidade já está em dispositivos iOS e chegará ao Android nas próximas semanas.

As novidades chegam em um momento de investimento do Facebook no "metaverso", o que pode atingir até mesmo o nome da companhia. O conceito quer transformar a companhia e seus apps em um ambiente conectado e cada vez mais virtual.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.