Como ativar o 'Ok Google' em qualquer dispositivo Android

3 min de leitura
Imagem de: Como ativar o 'Ok Google' em qualquer dispositivo Android
Imagem: Google

O Google Assistente é uma forma muito rápida e prática de realizar pesquisas ou tarefas específicas, como criar um alarme ou uma checklist. Por meio de uma chamada de voz, você pode acionar esse assistente e logo emitir algum tipo de comando para que ele realize a atividade planejada. A inteligência artificial já é capaz de atender até mesmo a pedidos mais complexos.

Contudo, nem todos sabem ativar esse recurso e interagir com ele por meio da chamada “Ok Google”, a forma tradicional de convocar a funcionalidade. Por isso criamos este guia rápido para você aprender a ativar o Google Assistente em qualquer dispositivo Android.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como funciona o Google Assistente

Entenda como funciona o Google Assistente. (Fonte: Google)Entenda como funciona o Google Assistente. (Fonte: Google)Fonte:  Google 

Antes de aprender a ativar o Google Assistente, é importante entender como funciona esse recurso. De maneira descomplicada, podemos dizer que o “Ok Google” ativa um sistema de inteligência artificial baseado em nuvem que utiliza comandos e solicitações para sintetizar uma provável interpretação das instruções emitidas pelo usuário.

Como resultado desse pedido, o software é capaz de entregar a melhor resposta com base no contexto estabelecido para cada perfil. Esse processo, que na verdade é extremamente intrincado e leva em conta uma série de fatores, acontece apenas em alguns segundos, e você logo recebe uma resposta para sua solicitação.

É possível, por exemplo, perguntar para o Google Assistente até que horas fica aberto o mercado mais próximo. Para chegar a uma resposta, a inteligência artificial precisa interpretar todas as palavras dessa sentença e mostrar os resultados em poucos segundos.

O Google Assistente consegue responder até mesmo perguntas complexas.  (Fonte: Google)Google Assistente consegue responder até mesmo perguntas complexas. (Fonte: Google)Fonte:  Google 

Como acionar o Google Assistente

Verifique se “Ok Google” já não está habilitado e pronto para ser chamado. Para fazer isso, você tem algumas alternativas:

  • pressione e segure o botão Home por alguns segundos (o botão central da parte inferior);
  • na barra de pesquisas do Google (localizado na tela inicial ou na página mais à esquerda), toque no microfone;
  • ative a tela do aparelho e diga “Ok Google”.

Se o Google Assistente estiver ativo em seu smartphone, qualquer uma das opções citadas vai acionar o recurso e deixá-lo pronto para receber um comando.

Se não acontecer nada? É aí que entram os passos a seguir.

Como ativar o “Ok Google”

1. Encontre e abra o aplicativo da Google, que tem o inconfundível ícone “G” da empresa.

Abra o aplicativo da Google.Abra o aplicativo da Google.Fonte:  Google 

2. Na página de pesquisa padrão da Google, toque no canto superior direito, na imagem referente a sua conta.

Clique na sua foto.Toque em sua foto.Fonte:  Google 

3. Toque em “Configurações”.

Clique em Toque em "Configurações".Fonte:  Google 

4. No menu de opções, toque em “Voz”.

Clique em Toque em "Voz".Fonte:  Google 

5. Toque na opção “Voice Match”.

Clique em Toque em "Voice Match".Fonte:  Google 

6. Ative o “Ok Google” no seu smartphone.

Ative o Google Assistente.Ative o Google Assistente.Fonte:  Google 

7. Ao ativar o recurso, o aplicativo pede para você repetir o comando “Ok Google” algumas vezes. Dessa forma, a inteligência artificial vai se treinar para reconhecer sua voz sempre que você der um comando para o Google Assistente.

Diga Diga "Ok Google" algumas vezes para o sistema reconhecer sua voz.Fonte:  Google 

Pronto! O “Ok Google” está ativado em seu aparelho Android e já pode ser acionado sempre que o comando for dito. Dessa forma, você pode fazer pesquisas, criar alarmes ou lembretes, enviar mensagens e até mesmo pedir para o assistente contar uma piada para você.

Comece a utilizar o Comece a utilizar o "Ok Google" para interagir com seu smartphone.Fonte:  Google 

Esse também é um método válido para desativar o “Ok Google”.

Formas alternativas de ativar o “Ok Google”

Além do método ensinado, existem outras formas de acionar o “Ok Google” no smartphone ou tablet Android.

Via aplicativo Assistente

O app Assistente é outra forma de ativar o App Assistente é outra forma de ativar o "Ok Google".Fonte:  Google 

Uma maneira de ter acesso ao Google Assistente diretamente na tela inicial do aparelho é baixando o aplicativo Assistente na Play Store, o qual funciona como um atalho para chamar a inteligência artificial. Tão logo o software é acionado, está pronto para receber os comandos de voz ou texto.

Via outros aplicativos

Com a popularização do conceito de Internet das Coisas, cada vez mais dispositivos estão se conectando com a rede para receber comandos. Isso significa que alguns aparelhos domésticos, como máquina de lavar e ar-condicionado, também podem ser acionados por voz. Porém, isso depende da compatibilidade da fabricante com o Google Assistente.

Grandes marcas já estão incluindo automaticamente o suporte ao “Ok Google” em seus aplicativos, permitindo que se utilize comandos de voz para acioná-los.

Outros apps também podem usar o Google Assistente como mecanismo de interação, como Google Maps, Google Tradutor, este jogo do Chaves, Chrome e muitos outros da família Google.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.