Descubra como desativar o Google Assistente do seu celular

2 min de leitura
Imagem de: Descubra como desativar o Google Assistente do seu celular
Imagem: Google
Avatar do autor

O Google Assistente pode ser uma ferramenta muito útil para os usuários com rotinas atarefadas e que se beneficiam das diferentes formas de automatização inteligente. O recurso vem instalado de fábrica na maior parte dos dispositivos Android mais recentes e também pode ser obtido de maneira gratuita na Google Play Store, sendo assim bastante acessível.

Por outro lado, o Google Assistente pode se tornar um incômodo para os usuários que desejam uma experiência de uso mais minimalista e sem muitas conexões externas. Felizmente, seu processo de desativação é fácil e pode ser feito em apenas alguns minutos.

O TecMundo preparou um descomplicado guia para auxiliar o usuário durante as etapas.

Desativando o Google Assistente do celular

Para começar, basta abrir o aplicativo Google, selecionar a aba "Mais" no canto inferior direito e, adiante, tocar em "Configurações" e "Google Assistente". Nesta seção, toque em "Geral" e desative a chave de "Google Assistente".

Caminho para a desativação do Google Assistente, no aplicativo Google: Configurações > Google Assistente > Geral. (Fonte: TecMundo)Caminho para a desativação do Google Assistente no aplicativo Google: Mais > Configurações > Google Assistente > Geral. (Fonte: TecMundo)Fonte:  TecMundo 

Porém, apenas desativar a chave do Google Assistente não desativa a presença dele por completo. O assistente virtual continua "ativo" por meio de atalhos, geralmente acessados por teclas físicas ou digitais no celular. Veja como solucionar esse problema no tópico a seguir.

Desabilitando o atalho do Google Assistente

Desativar o atalho para o assistente virtual da Google é bastante simples. Para fazê-lo, basta abrir o aplicativo "Configurações", tocar em "Apps e notificações", "Avançado" e, por fim, "Apps Padrão".

Adiante, selecione "Assistência e entrada por voz" e, em seguida, "App assistivo". Nesta seção, basta selecionar a opção "Nenhum" ou outra alternativa de preferência.

Caminho para desabilitar o Google Assistente como aplicativo padrão, além de sua tecla de atalho: Avançado > Assistência e entrada por voz > Nenhum. (Fonte: TecMundo)Caminho para desabilitar o Google Assistente como aplicativo padrão, além de sua tecla de atalho: Configurações > Avançado > Assistência e entrada por voz > Nenhum. (Fonte: TecMundo)Fonte:  TecMundo 

Dica extra: desativar o aplicativo "Google"

Para os usuários que desejam uma experiência ainda mais "limpa" ou que simplesmente precisam de mais espaço livre em seus dispositivos, há a opção de desinstalar todas as atualizações do aplicativo "Google" e, em seguida, desativá-lo.

É possível realizar o procedimento em "Configurações". Para isso, acesse a aba "Apps e notificações" e vá até "Google". Adiante, toque no ícone de "três pontos" no canto superior direito e selecione "Desinstalar atualizações". Com a mudança, o aplicativo será restaurado para sua versão original de fábrica, liberando memória no dispositivo. Para concluir o processo, toque em "Desativar".

Caminho para restaurar e desativar o aplicativo Apps e notificações > Google > Desinstalar atualizações > Desativar. (Fonte: TecMundo)Caminho para restaurar e desativar o aplicativo Google: Configurações > Apps e notificações > Google > Desinstalar atualizações > Desativar. (Fonte: TecMundo)Fonte:  TecMundo 

Vale lembrar que desativar o aplicativo "Google" pode afetar o funcionamento pleno de outros aplicativos, como é alertado pelo sistema. Em caso de problemas, repita os passos desse tutorial e reverta as mudanças feitas.

Este guia foi elaborado utilizando um Moto G6 Plus, da Motorola, mas pode ser seguido por usuários de diversos outros modelos.

Fontes