Descubra como desativar o Google Assistente do seu celular

2 min de leitura
Imagem de: Descubra como desativar o Google Assistente do seu celular
Imagem: Google

O Google Assistente pode ser uma ferramenta muito útil para os usuários com rotinas atarefadas e que se beneficiam das diferentes formas de automatização inteligente. O recurso vem instalado de fábrica na maior parte dos dispositivos Android mais recentes e também pode ser obtido de maneira gratuita na Google Play Store, sendo assim bastante acessível.

Por outro lado, o Google Assistente pode se tornar um incômodo para os usuários que desejam uma experiência de uso mais minimalista e sem muitas conexões externas. Felizmente, seu processo de desativação é fácil e pode ser feito em apenas alguns minutos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O TecMundo preparou um descomplicado guia para auxiliar o usuário durante as etapas.

Desativando o Google Assistente do celular

Para começar, basta abrir o aplicativo Google, selecionar a aba "Mais" no canto inferior direito e, adiante, tocar em "Configurações" e "Google Assistente". Nesta seção, toque em "Geral" e desative a chave de "Google Assistente".

Caminho para a desativação do Google Assistente, no aplicativo Google: Configurações > Google Assistente > Geral. (Fonte: TecMundo)Caminho para a desativação do Google Assistente no aplicativo Google: Mais > Configurações > Google Assistente > Geral. (Fonte: TecMundo)Fonte:  TecMundo 

Porém, apenas desativar a chave do Google Assistente não desativa a presença dele por completo. O assistente virtual continua "ativo" por meio de atalhos, geralmente acessados por teclas físicas ou digitais no celular. Veja como solucionar esse problema no tópico a seguir.

Desabilitando o atalho do Google Assistente

Desativar o atalho para o assistente virtual da Google é bastante simples. Para fazê-lo, basta abrir o aplicativo "Configurações", tocar em "Apps e notificações", "Avançado" e, por fim, "Apps Padrão".

Adiante, selecione "Assistência e entrada por voz" e, em seguida, "App assistivo". Nesta seção, basta selecionar a opção "Nenhum" ou outra alternativa de preferência.

Caminho para desabilitar o Google Assistente como aplicativo padrão, além de sua tecla de atalho: Avançado > Assistência e entrada por voz > Nenhum. (Fonte: TecMundo)Caminho para desabilitar o Google Assistente como aplicativo padrão, além de sua tecla de atalho: Configurações > Avançado > Assistência e entrada por voz > Nenhum. (Fonte: TecMundo)Fonte:  TecMundo 

Dica extra: desativar o aplicativo "Google"

Para os usuários que desejam uma experiência ainda mais "limpa" ou que simplesmente precisam de mais espaço livre em seus dispositivos, há a opção de desinstalar todas as atualizações do aplicativo "Google" e, em seguida, desativá-lo.

É possível realizar o procedimento em "Configurações". Para isso, acesse a aba "Apps e notificações" e vá até "Google". Adiante, toque no ícone de "três pontos" no canto superior direito e selecione "Desinstalar atualizações". Com a mudança, o aplicativo será restaurado para sua versão original de fábrica, liberando memória no dispositivo. Para concluir o processo, toque em "Desativar".

Caminho para restaurar e desativar o aplicativo Apps e notificações > Google > Desinstalar atualizações > Desativar. (Fonte: TecMundo)Caminho para restaurar e desativar o aplicativo Google: Configurações > Apps e notificações > Google > Desinstalar atualizações > Desativar. (Fonte: TecMundo)Fonte:  TecMundo 

Vale lembrar que desativar o aplicativo "Google" pode afetar o funcionamento pleno de outros aplicativos, como é alertado pelo sistema. Em caso de problemas, repita os passos desse tutorial e reverta as mudanças feitas.

Este guia foi elaborado utilizando um Moto G6 Plus, da Motorola, mas pode ser seguido por usuários de diversos outros modelos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.