Windows 11: Microsoft confirma sons calmos e suaves no modo escuro

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11: Microsoft confirma sons calmos e suaves no modo escuro
Imagem: sdx15/Shutterstock

Depois de uma breve polêmica sobre o modo escuro ser lançado como padrão no Windows 11, a Microsoft informou que a empresa enviará o novo sistema operacional no modo claro para todos os fabricantes, para que estes escolham o da preferência de seus usuários. Porém, após alguns testadores notarem que os sons entre os dois modos são diferentes, a companhia de Redmond confirmou a informação.

A resposta sobre o questionamento, publicada na segunda-feira (5) no site BleepingComputer, afirma que, como a Microsoft tem focado em "tornar a tecnologia mais calma", a empresa optou por também alterar a paisagem sonora do Windows 11 quando em modo escuro, adotando um perfil mais contido.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Dessa forma, quando estiver operando com cores menos intensas, o sistema poderá apresentar sons bem mais calmos e suaves, com "um comprimento de onda muito mais 'redondo'" do que aqueles tons de alerta característicos do Windows 10 e também do modo claro do Windows 11.

Fonte: Microsoft/ReproduçãoFonte: Microsoft/ReproduçãoFonte:  Microsoft 

Por que a Microsoft não transformou os sons mais calmos em padrão?

A Microsoft explicou que, se no Windows 10 os sons são nítidos, ou seja, criados com comprimentos de onda nítidos, "no Windows 11, nos concentramos em tornar a tecnologia calma. Para fazer isso, tivemos que reavaliar nossa paisagem sonora para que ela também ficasse calma". O resultado faz com que os sons do modo claro pareçam mais altos e bem mais nítidos, ao passo que os do modo escuro soem mais abafados e suavizados.

A ideia, segundo o comunicado, é que esses sons mais calmos mantenham sua capacidade de alertar ou notificar, mas sem oprimir o usuário. Então, por que não aplicar essas mudanças aos dois modos? A essa questão, a Microsoft esclareceu: "para que as pessoas com deficiência visual reduzida ou total possam experienciar temas mais claros e escuros de forma audível".

Você pode comparar os dois tipos de experiência no vídeo abaixo. Confira.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.