Windows 11 traz sons do sistema suaves e calmos; ouça aqui

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11 traz sons do sistema suaves e calmos; ouça aqui
Imagem: Reprodução/Microsoft Design
Avatar do autor

Cansado da experiência sonora do Windows 10? A Microsoft está preparando melhorias em seu novo sistema operacional. O designer de áudio do Windows 11 Matthew Bennet informou ao site de notícias CNBC que os sons do próximo SO da companhia tentam ser mais calmos e silenciosos, alertando o usuário sem muito incômodo ou intrusão. Segundo um representante da Microsoft, o comprimento de onda dos áudios será mais "redondo", acompanhando as mudanças de interface para uma experiência mais "leve".

Bennet, que saiu da empresa em fevereiro, forneceu uma série de exemplos desta mudança. Confira abaixo alguns dos novos sons de alertas comparados aos tradicionais do Windows 10.

Alerta padrão de erro

Lembrete de calendário

Notificação de e-mail

Dispositivos conectados, desconectados e que não conseguiram se conectar

Controle de permissão de usuário

Além dos novos áudios, foi revelado que os barulhos do modo escuro do sistema operacional serão mais leves quando comparado à interface tradicional. Além disso, o dark mode contará com sons trazendo um leve efeito de eco, como se o computador estivesse em um ambiente espaçoso.

Os designers do Windows 11 usaram como inspiração a tecnologia calma, definida por Mark Weiser e John Seely Brown, funcionários da Xerox, como uma fonte de informação que consegue facilmente atingir o centro e as periferias da atenção de um usuário.

Em uma publicação no Medium da Microsoft, a empresa reforçou a inspiração: "A calma é muito necessária no mundo atual e depende da nossa habilidade de se sentir no controle. O Windows 11 facilita isso através da experiência fundamental que é familiar, suaviza a antiga UI intimidante e aumenta a conexão emocional".