Gravar Google Meet: aprenda como capturar suas reuniões

3 min de leitura
Imagem de: Gravar Google Meet: aprenda como capturar suas reuniões
Imagem: Google/Divulgação
Avatar do autor

Depois de mais de 1 ano de pandemia, com isolamento social e home office (mesmo que tenha sido apenas por um período, durante as fases mais críticas de lockdown), é difícil encontrar pessoas que não tenham passado pela experiência de uma reunião online. Mesmo antes da covid-19 mudar a maneira como nós nos relacionamos, as chamadas de vídeo já eram usadas em diversas situações. O que a pandemia fez só foi intensificar ainda mais essa realidade.

Entre as diferentes ferramentas, o Google Meet acabou se mostrando uma das mais populares. Seja pela sua praticidade, seja por estar integrado às demais ferramentas da Google, são poucas as pessoas que nunca utilizaram o Meet. É bem provável que em algum momento, desde o ano passado, você já tenha escutado alguém falando que o seu microfone estava no mudo ou tenha visto alguém com problemas para ligar a câmera. A ferramenta chegou a ganhar uma atualização recentemente, com novo design e diversas melhorias.

Mas e se você precisar gravar uma chamada, como fazer? A plataforma da Google permite isso, desde que você tenha uma conta no Google Workspace (antigo G Suite). Abaixo nós iremos explicar o passo a passo desse processo, que é bastante simples e pode ser muito útil em algumas situações.

1. Quem pode gravar chamadas?

É possível registrar chamadas com apresentações pelo Google Meet.É possível registrar chamadas com apresentações pelo Google Meet.Fonte:  Google/Divulgação 

A primeira coisa a saber é que apenas um grupo de usuários do Google Workspace estão habilitados a fazer as gravações. Outro detalhe importante é que apenas o organizador da chamada ou algum membro do mesmo grupo pode realizar a ação. Confira, abaixo, os usuários que têm acesso à ferramenta de captura de gravação.

  • Essentials
  • Business Standard
  • Business Plus
  • Enterprise Essentials
  • Enterprise Standard
  • Enterprise Plus
  • Education Standard (disponível para usuários com licenças de funcionário e estudante)
  • Education Fundamentals (disponível para usuários com licenças de funcionário e estudante)
  • Education Plus (disponível para usuários com licenças de funcionário e estudante)
  • Teaching and Learning Upgrade (disponível para usuários com uma licença desse produto)
  • Assinante do Workspace Individual

2. Como fazer a gravação?

A gravação irá aparecer disponível para qualquer usuário nas condições acima e que estejam participando da conversa pelo computador. Usuários que estão utilizando o aplicativo no celular ou tablet não podem controlar a gravação, mas serão notificados dela.

Uma vez que a reunião começou, você irá clicar nos três pontinhos que aparecem no lado direito inferior da tela, ao lado de “Apresentar agora”, e selecionar a opção “Gravar a reunião”. A gravação é encerrada repetindo o processo; porém, a última ação é clicar em “Interromper gravação”. Caso isso não seja feito, quando todos os participantes saírem da sala, a gravação também será encerrada automaticamente.

Caso seja realizada uma apresentação durante a reunião, tudo o que foi dito e exibido ficará registrado também. Além disso, toda a conversa feita pelo chat ficará salva após o término do registro.

3. Onde baixar a gravação?

Depois que a reunião foi encerrada, o organizador da reunião e a pessoa que a iniciou recebem um e-mail com o seu link. Por padrão, elas são salvas em uma pasta do Google Drive para registros do Meet, na conta do organizador da reunião. Também é criado um link no Google Agenda, como um evento que ficará registrado ali. O arquivo pode ser acessado, compartilhado ou baixado por qualquer usuário com autorização à pasta, da mesma maneira que acontece com outros arquivos no Drive.

4. Quanto custa?

Todas as assinaturas contam com 14 dias grátis para teste.Todas as assinaturas contam com 14 dias grátis para teste.Fonte:  Google/Divulgação 

Para ter acesso às gravações é preciso de um registro no Google Workspace. O plano básico, Business Starter, com valor mensal de R$ 24,30 por usuário, habilita alguns recursos a mais na conta da Google, mas não permite a gravação de chamadas. Já para assinantes do plano Business Standard, com um valor mensal de R$ 48,60 por usuário, além da gravação, o limite de participantes de cada chamada é de 150 pessoas e os membros contam com 2 TB de armazenamento na nuvem.

Finalmente, o plano Business Plus conta com 250 participantes por chamada e 5 TB de armazenamento em nuvem por usuário, além de permitir a gravação. O valor dessa assinatura é de R$ 81 mensais por usuário.

Os usuários com conta grátis têm o limite de 1 hora de gravação e contam com até 100 pessoas por chamada.

Fontes