Apple lança nova versão beta do iOS e iPadOS para desenvolvedores

2 min de leitura
Imagem de: Apple lança nova versão beta do iOS e iPadOS para desenvolvedores
Imagem: Divulgação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Após duas semanas desde o lançamento da beta 4 do iOS 15, a Apple lançou hoje a quinta beta para desenvolvedores do iOS, iPadOS e tvOS, deixando de fora o watchOS e macOS. A versão 15 do iOS promete novos recursos focados em reduzir distrações e tem seu lançamento oficial esperado para outubro, junto do próximo iPhone.

Diferente dos betas públicos, disponibilizados para os usuários comuns, esse beta serve especificamente para que os desenvolvedores de aplicativos dessas plataformas adaptem seus produtos a nova versão do iOS e, assim, evite possíveis bugs. Para isso, desenvolvedores registrados podem baixar o perfil para os betas do iOS e iPadOS no Apple Developer Center e, assim que o perfil for instalado, as atualizações do beta estarão disponíveis.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Essas versões betas costumam ter problemas de desempenho e estabilidade, por isso são mais focadas em desenvolvedoresEssas versões betas costumam ter problemas de desempenho e estabilidade, por isso são mais focadas em desenvolvedoresFonte:  Bárbara Fernandes 

Entre as atualizações desta versão, estão mudanças no FaceTime, Focus, Safari, Spotlight, além de melhorias de privacidade com a inclusão de um novo relatório que permitirá ao usuário saber com que frequência os aplicativos acessam informações confidenciais e uma ferramenta no e-mail que oculta o endereço de IP.

O FaceTime conta com uma interface renovada e com o recurso SharePlay – que possibilita ouvir música, assistir vídeos e compartilhar sua tela com amigos. No Focus é possível criar modos de notificação personalizados, ocultando apps e notificações específicas quando o usuário estiver trabalhando, estudando ou até passando um tempo em família, possibilitando uma maior concentração na atividade em questão.

O Safari oferece suporte a Tab Groups, para separar as abas por nomes e cores, melhorando a organização, e liberou extensões para dispositivos iOS. Já o Wallet possibilitará adicionar cartões-chave de hotéis e bloqueios de casas inteligentes.

As alterações no Spotlight deixaram o recurso mais personalizável, por fim, o Fotos, agora, contará com um recurso chamado "Live text", que permitirá tirar uma foto de um conteúdo textual – como livro ou recibo – e traduzi-lo em texto digitado no iPhone, além de ser capaz de identificar pontos de referência, livros, animais e até plantas para que o usuário obtenha mais informações sobre aquela espécie.

AppleTV

Na tvOS 15 foi liberado o SharePlay, comentado anteriormente, e também contará com um mecanismo de recomendação "Para todos vocês", que sugere programas que todos daquele grupo podem gostar.

Agora haverá a seção "Compartilhado com você", que exibirá todos os filmes e programas que foram compartilhados com o usuário por meio do app Mensagens, facilitando a visualização.

Ao ser conectada com AirPods Pro ou Max, a Apple TV oferece um áudio especial para uma experiência de som surround — que garante ao usuário maior nível de imersão e uma experiência mais próxima da realidade, próximo a um som de cinema ou teatro. Além do novo recurso para conexão automática dos AirPods por meio de roteamento inteligente.

Por fim, o comando Siri poderá ser usado para iniciar programas Apple TV+ e dois mini alto-falantes HomePod poderão ser emparelhados com o ?Apple TV? 4K para som estéreo. E, se você tiver câmeras de segurança HomeKit, poderá visualizar várias câmeras ao mesmo tempo na ?Apple TV?.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.