Safari ganha extensões no iOS, visual mais limpo e grupos de abas

1 min de leitura
Imagem de: Safari ganha extensões no iOS, visual mais limpo e grupos de abas
Imagem: Apple/Reprodução
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.
Avatar do autor

A Apple anunciou uma série de novidades para o navegador Safari, a maior parte delas como parte da chegada da nova versão do macOS Monterey.

As novidades foram apresentadas nesta segunda-feira (7) como parte da conferência de abertura da WWDC 2021, feita de forma totalmente virtual.

No geral, a interface do Safari ficou mais compacta e minimalista, além de "eficiente em espaço". Isso significa que a empresa eliminou ao máximo botões e barras desnecessárias, para que o conteúdo exibido em tela tenha o maior espaço possível.

A organização de abas em grupos no Safari.A organização de abas em grupos no Safari.Fonte:  Apple 

Para o macOS, as abas agora podem ser organizadas em grupos e sincronizadas automaticamente com outros aparelhos do ecossistema. Já as pesquisas podem ser realizadas direto da barra de endereços na aba que está ativa no momento.

Além disso, itens como Favoritos e relatórios de privacidade só aparecem na tela quando você seleciona a barra de endereços.

Safari no iOS: ainda mais espaço para fazer leituras.Safari no iOS: ainda mais espaço para fazer leituras.Fonte:  Apple 

Nos dispositivos móveis, as abas agora ficam na parte inferior da tela. Além disso, quando o display está parado, sem o movimento de rolagem para cima ou para baixo, a barra de endereços some para liberar mais espaço para textos e imagens.

Extensões

O uso de extensões nos diferentes dispositivos.O uso de extensões nos diferentes dispositivos.Fonte:  Apple 

Por fim, extensões que antes funcionavam apenas no Safari para macOS agora podem funcionar igualmente no navegador para iOS e iPadOS, dependendo da habilitação do recurso pelos desenvolvedores.

O novo Safari deve ser lançado juntamente com as novas versões dos sistemas operacionais da empresa. A versão estável das plataformas chega para os consumidores em algum momento da primavera deste ano, a partir de setembro de 2021.

Fontes

Safari ganha extensões no iOS, visual mais limpo e grupos de abas