Software

'Windows 96': sistema da Microsoft ganha versão que roda na web

Você pode até jogar Doom ou a demo de Half-Life no sistema operacional cancelado da Microsoft, que funciona direto no navegador

'Windows 96': sistema da Microsoft ganha versão que roda na web

Fonte:  Reprodução/Windows96.net 

Imagem de 'Windows 96': sistema da Microsoft ganha versão que roda na web no tecmundo

Muita gente não sabe, mas, entre o Windows 95 e o 98, haveria uma outra versão do sistema operacional da Microsoft – o Windows 96. O projeto foi engavetado pela big tech. Ainda assim, quem quiser imaginar como seria a experiência na plataforma pode conferir o Windows96.net, em que desenvolvedores emulam o SO e garantem recursos dignos de uma viagem no tempo.

Logo de cara, é possível notar a presença de ícones clássicos na área de trabalho, muitos deles funcionais. Deseja visitar o Terminal? É só o abrir. Quer mudar o visual de sua tela e selecionar um novo papel de parede? Fique à vontade. Não deixe, também, de explorar o menu Iniciar.

Aliás, um gerenciador permite a instalação de games com um único clique, incluindo Doom e a demo de Half-Life. É preciso lembrar que todas as ações ocorrem no navegador e que nada, de fato, fica instalado em sua máquina.

Site emula experiência de clássico não lançado.Site emula experiência de clássico não lançado.

Clássico até nos bugs!

No melhor estilo Inception, pode-se, no Windows96.net, emular o Windows 95 dentro do emulador do Windows 96 – um sistema real dentro de um sistema fake executado em um navegador. Wes Fenlon, do site PC Gamer, explica que tentou abrir o Internet Explorer na solução e que o movimento "quebrou" a página. "Se isso não acontecesse, não seria um Windows clássico", brinca.

Por fim, há opções para torná-lo mais parecido com o Windows XP ou com o Windows Vista ou 7 no estilo Aero. Ou seja, um prato cheio para saudosistas de plantão – que, se preferirem, poderão até entrar em um canal do Discord da comunidade, relatar bugs e contribuir com o projeto no GitLab. 

Bateu a curiosidade? Basta clicar aqui para conferir o Windows 96.