Aprenda como fazer figurinhas no WhatsApp

2 min de leitura
Imagem de: Aprenda como fazer figurinhas no WhatsApp
Imagem: Unsplash
Avatar do autor

O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagem mais populares do mundo, e existem vários motivos para isso. Além de ser muito intuitivo, ele conta com diversos recursos, como acelerar a velocidade de reprodução de áudios, acesso via navegador e dinâmica na hora de conversar com outras pessoas.

Mas, além disso, uma das vantagens dos mensageiros atuais — incluindo o WhatsApp — é a possibilidade de enviar figurinhas nas conversas. Além de deixar a conversa mais dinâmica, elas podem ser divertidas e uma maneira mais pessoal para reagir ou responder seus amigos. E é muito fácil criar a sua própria coleção de figurinhas para usar a qualquer momento.

Se você gostaria de ter seus pacotes pessoais, mas ainda não sabe como fazer, explicaremos um método muito simples, para você ter sempre a figurinha ideal para cada momento. Vale lembrar que existem várias maneiras de realizar esse procedimento. Aqui, nós iremos utilizar o aplicativo Sticker.ly, disponível para Android e iOS.

Criando figurinhas

Ao abrir o Sticker.ly, você irá encontrar uma série de pacotes de figurinhas prontas para baixar. Além disso, você também pode procurar em categorias pré-definidas, que aparecem na parte de cima da tela, ou fazer uma busca por algum tema específico.

Neste tutorial, nós iremos criar uma do zero. Para isso você deve clicar no "+", localizado na parte inferior da tela. O aplicativo irá perguntar se você quer criar uma figurinha animada ou normal. Nós vamos ensinar o procedimento para fazer uma normal, mas as animadas seguem os mesmos passos, com a diferença que você cria a partir de um vídeo e não de uma foto.

1. Na galeria do seu celular, você irá buscar a imagem que gostaria de usar na sua figurinha. Nesse caso, foi usada uma do Michael Scott em The Office.

2. Na próxima tela, você tem a opção de recortar o fundo ou não. O Sticker.ly tem um recurso muito útil, que faz isso de modo automático, porém, em alguns casos o aplicativo não consegue reconhecer os limites do fundo e você vai precisar usar a ferramenta manual para isso. Nesta tela você também pode recortar a dimensão da sua figurinha, caso queira deixá-la em um formato menor, por exemplo.

Sticker.ly conta com um banco de figurinhas grande e sempre atualizado.Sticker.ly conta com um banco de figurinhas grande e sempre atualizado.Fonte:  Sticker.ly/Reprodução 

3. Feitas as primeiras edições, agora você pode personalizar a sua figurinha. É possível fazer um ajuste fino do recorte, caso a função automática não tenha ficado muito boa. Você também pode acrescentar um emoji ou textos. No caso dos textos, o menu de edição é bastante completo, permitindo escolher fonte, cor, tamanho, além de outros ajustes que você quiser.

4. Finalmente, após ter feito as edições finais, você deve escolher uma tag para a sua nova figurinha e já poderá escolher onde deseja salvá-la. É possível escolher entre criar um novo pacote, ou adicionar a um pacote que você já possui. Feito isso, ela ficará armazenada no aplicativo.

5. Para adicioná-la ao WhatsApp, basta acessar o pacote e clicar no botão que fica localizado na parte inferior da tela "Adicionar ao WhatsApp". O aplicativo encaminha a imagem automaticamente.

É possível manter um acervo de vários pacotes de figurinhas e adicioná-los diretamente ao WhatsApp.É possível manter um acervo de vários pacotes de figurinhas e adicioná-los diretamente ao WhatsApp.Fonte:  Sticker.ly/Reprodução 

É importante lembrar que, quando você envia uma figurinha em uma conversa, ela deixa de ser privada e as pessoas que a receberam passam a ter acesso a ela também. Além disso, é importante que as suas figurinhas não violem os termos de uso do WhatsApp. Isso envolve não infringir direitos de privacidade, publicidade ou propriedade intelectual. Também é vetado o uso de conteúdo ilícito, obsceno, difamatório, ameaçador, intimidador, assediador, ofensivo em termos raciais ou étnicos, entre outros.