Aprenda como fazer figurinhas no WhatsApp

2 min de leitura
Imagem de: Aprenda como fazer figurinhas no WhatsApp
Imagem: Unsplash

O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagem mais populares do mundo, e existem vários motivos para isso. Além de ser muito intuitivo, ele conta com diversos recursos, como acelerar a velocidade de reprodução de áudios, acesso via navegador e dinâmica na hora de conversar com outras pessoas.

Mas, além disso, uma das vantagens dos mensageiros atuais — incluindo o WhatsApp — é a possibilidade de enviar figurinhas nas conversas. Além de deixar a conversa mais dinâmica, elas podem ser divertidas e uma maneira mais pessoal para reagir ou responder seus amigos. E é muito fácil criar a sua própria coleção de figurinhas para usar a qualquer momento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Se você gostaria de ter seus pacotes pessoais, mas ainda não sabe como fazer, explicaremos um método muito simples, para você ter sempre a figurinha ideal para cada momento. Vale lembrar que existem várias maneiras de realizar esse procedimento. Aqui, nós iremos utilizar o aplicativo Sticker.ly, disponível para Android e iOS.

Criando figurinhas

Ao abrir o Sticker.ly, você irá encontrar uma série de pacotes de figurinhas prontas para baixar. Além disso, você também pode procurar em categorias pré-definidas, que aparecem na parte de cima da tela, ou fazer uma busca por algum tema específico.

Neste tutorial, nós iremos criar uma do zero. Para isso você deve clicar no "+", localizado na parte inferior da tela. O aplicativo irá perguntar se você quer criar uma figurinha animada ou normal. Nós vamos ensinar o procedimento para fazer uma normal, mas as animadas seguem os mesmos passos, com a diferença que você cria a partir de um vídeo e não de uma foto.

1. Na galeria do seu celular, você irá buscar a imagem que gostaria de usar na sua figurinha. Nesse caso, foi usada uma do Michael Scott em The Office.

2. Na próxima tela, você tem a opção de recortar o fundo ou não. O Sticker.ly tem um recurso muito útil, que faz isso de modo automático, porém, em alguns casos o aplicativo não consegue reconhecer os limites do fundo e você vai precisar usar a ferramenta manual para isso. Nesta tela você também pode recortar a dimensão da sua figurinha, caso queira deixá-la em um formato menor, por exemplo.

Sticker.ly conta com um banco de figurinhas grande e sempre atualizado.Sticker.ly conta com um banco de figurinhas grande e sempre atualizado.Fonte:  Sticker.ly/Reprodução 

3. Feitas as primeiras edições, agora você pode personalizar a sua figurinha. É possível fazer um ajuste fino do recorte, caso a função automática não tenha ficado muito boa. Você também pode acrescentar um emoji ou textos. No caso dos textos, o menu de edição é bastante completo, permitindo escolher fonte, cor, tamanho, além de outros ajustes que você quiser.

4. Finalmente, após ter feito as edições finais, você deve escolher uma tag para a sua nova figurinha e já poderá escolher onde deseja salvá-la. É possível escolher entre criar um novo pacote, ou adicionar a um pacote que você já possui. Feito isso, ela ficará armazenada no aplicativo.

5. Para adicioná-la ao WhatsApp, basta acessar o pacote e clicar no botão que fica localizado na parte inferior da tela "Adicionar ao WhatsApp". O aplicativo encaminha a imagem automaticamente.

É possível manter um acervo de vários pacotes de figurinhas e adicioná-los diretamente ao WhatsApp.É possível manter um acervo de vários pacotes de figurinhas e adicioná-los diretamente ao WhatsApp.Fonte:  Sticker.ly/Reprodução 

É importante lembrar que, quando você envia uma figurinha em uma conversa, ela deixa de ser privada e as pessoas que a receberam passam a ter acesso a ela também. Além disso, é importante que as suas figurinhas não violem os termos de uso do WhatsApp. Isso envolve não infringir direitos de privacidade, publicidade ou propriedade intelectual. Também é vetado o uso de conteúdo ilícito, obsceno, difamatório, ameaçador, intimidador, assediador, ofensivo em termos raciais ou étnicos, entre outros.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.