Google lança Chrome OS 92 com diversos aprimoramentos

1 min de leitura
Imagem de: Google lança Chrome OS 92 com diversos aprimoramentos
Imagem: Reprodução/Google

Nessa segunda-feira (2), o Google lançou e começou a distribuir o Chrome OS 92. Com a atualização, o sistema operacional da gigante das buscas recebeu diversos aprimoramentos – que chegarão a todo o público no decorrer dos próximos dias.

Integrando o Unicode 13.1, aproximadamente mil emojis redesenhados desembarcaram na plataforma, apresentados, agora, em seletor com novo visual. Além disso, o Chrome OS 92 traz um recurso de pesquisa para as ilustrações (em inglês), acionado por meio da combinação das teclas Launcher (ou Search) + Shift + espaço — ou através de um clique do botão direito do mouse em um campo de texto e da seleção da opção "Emoji", na parte superior do menu que aparece.

Agora é possível pesquisar ilustrações (em inglês).Agora é possível pesquisar ilustrações (em inglês).Fonte:  Reprodução/Google 

De acordo com a big tech, a exibição de personagens se dará em uma grade com nove categorias, assim como muitos deles vêm em vários tons de pele. Um sinal no canto inferior direito das figuras indica haver alternativas, e basta um clique com o botão direito do mouse sobre eles para se verificar quais estão disponíveis.

Sinal indica variações de emojis.Sinal indica variações de emojis.Fonte:  Reprodução/Google 

Conexão, teclados e mais

O recém-anunciado novo app do Google Meet está pré-instalado como um ícone no iniciador no Chrome OS 92, e melhorias de desempenho adaptarão chamadas a diferentes condições de rede, assim como ajustarão o desempenho do vídeo durante o compartilhamento de tela. Novidades de conexão não ficaram de fora.

Suporte para eSIM promete tornar o uso de serviços móveis muito mais rápido, garantindo, também, a possibilidade de se alternar entre perfis de operadoras com QR Codes. Acer Chromebook Spin 513 e o Chromebook 511 são exemplos de dispositivos que carregam a funcionalidade.

Gerenciamento de rede móvel por QR Code é uma das novidades.Gerenciamento de rede móvel por QR Code é uma das novidades.Fonte:  Reprodução/Google 

Por fim, ajustes chegaram ao teclado do Chrome OS 92, que oferece histórico da área de transferência e atalhos para outros idiomas, junto ao ditado contínuo. Ademais, pode-se mover um app Android ou Linux para um Virtual Desk também com um clique do botão direito do mouse.

Finalizam o pacote de implementações: exibição de downloads de aplicativos para o sistema do robô na barra de tarefas; impressão de PDF; panorâmica para capturas com o app de câmera, além de inclinação ou zoom de imagens; nova coleção de papéis de parede; e inclusão de tópicos de ajuda em resultados de pesquisas no Launcher, além de uma revista digital para crianças do Family Link no app Explore.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.