Google vai barrar logins em dispositivos Android mais antigos

1 min de leitura
Imagem de: Google vai barrar logins em dispositivos Android mais antigos
Imagem: Unsplash/Denny Müller/Reprodução

O Google está avisando os usuários que, a partir do dia 27 de setembro, não será mais possível fazer login em suas contas do YouTube, Gmail e Maps em dispositivos com Android 2.3.7 (Gingerbread) ou versões anteriores.

Ao todo, o sistema operacional é utilizado por mais de 3 bilhões de aparelhos em todo o mundo, de acordo com o vice-presidente de gerenciamento de produtos do Google, Sameer Samat. Porém, como as versões afetadas já possuem uma década de vida, a tendência é que um número reduzido de usuários seja afetado pela mudança.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Google está solicitando os usuários para atualizarem sistemas de dispositivos. (Fonte: Bleeping Computer/Reprodução)Google está solicitando os usuários para atualizarem sistemas de dispositivos. (Fonte: Bleeping Computer/Reprodução)Fonte:  Bleeping Computer/Reprodução 

Assim que a empresa parar de oferecer suporte para login em dispositivos com contas que executam versões do Android lançadas antes de dezembro de 2010, o usuário começará a receber erros de nome de usuário ou senha. Além disso, não poderão ser realizadas operações como adicionar, criar ou remover conta do Google, bem como desconectar a conta de todos os dispositivos.

Como atualizar o sistema Android

Mais de 3 bilhões de dispositivos rodam o sistema operacional Android. (Fonte: Pixabay/iXimus/Reprodução)Mais de 3 bilhões de dispositivos rodam o sistema operacional Android. (Fonte: Pixabay/iXimus/Reprodução)Fonte:  Pixabay/iXimus/Reprodução 

Para não perder o acesso aos serviços da empresa em seus celulares ou tablets, os usuários devem atualizar seus dispositivos para as versões mais recentes do sistema operacional (3.0 ou posterior) o mais rápido possível. A última versão estável do sistema é o Android 11, lançado no ano passado em 8 de setembro de 2020.

Se você já foi notificado de que uma atualização do sistema está disponível em dispositivos com Android 2.3.7 ou inferior, você só precisa tocar na notificação para iniciar o processo de atualização do sistema. Caso o alerta tenha sido dispensado ou não apareceu, é necessário seguir os seguintes passos:

1. Abra o aplicativo de configurações do seu telefone.

2. Perto da parte inferior, toque em Sistema e depois atualização avançada do sistema.

3. Você verá seu status de atualização. Siga as etapas na tela.

Caso o seu smartphone não tenha suporte para versões mais recentes do Android e seja afetado pela mudança, a Google aponta que ainda será possível fazer login nos serviços utilizando um navegador.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.