Como dividir a tela do celular Android

1 min de leitura
Imagem de: Como dividir a tela do celular Android
Imagem: YouTube

Dentre os vários recursos presentes nos dispositivos Android, um dos mais úteis para diversas pessoas é o de dividir a tela, permitindo acessar dois aplicativos ao mesmo tempo, com cada um ocupando metade do visor.

Vale lembrar que esse é um recurso que ficou disponível a partir da atualização Nougat (7.0), então é preciso que o seu aparelho esteja ao menos nessa versão para conseguir usar o sistema de tela dividida.

Como dividir a tela do celular Android

O primeiro processo para recorrer ao sistema de tela dividia é bem simples. Toque no ícone do "quadrado" presente na barra inferior de recursos para abrir a tela dos aplicativos recentes. Selecione aquele que deseja utilizar e arraste para a área mais acima, onde há a indicação "Mantenha uma janela pressionada e arraste aqui para utilizar a tela dividida".

(Fonte: TecMundo/Reprodução)(Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

Uma vez escolhido o aplicativo que ficará na tela de cima, basta verificar entre as suas opções qual você deseja que permaneça na parte de baixo do visor para começar a utilizar o recurso de tela dividida com dois programas rodando em simultâneo.

(Fonte: TecMundo/Reprodução)(Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

É importante destacar que deixar dois programas pesados rodando nesse modo (como um jogo e o YouTube com uma música, por exemplo) pode ocasionar a lentidão de algum deles, então é bom verificar se a sua memória disponível é suficiente antes de deixar dois programas que exigem mais do hardware dessa forma.

Dividindo a tela em aparelhos específicos

Caso seja usuário de um aparelho Motorola, você também pode fazer isso abrindo um programa normalmente e, sem seguida, mantendo pressionado o ícone com um quadrado localizado na parte de baixo para ser automaticamente direcionado para a opção de tela dividida. Já para quem tem um dispositivo da Xiaomi, basta tocar no ícone do aplicativo e selecionar a opção com duas barras paralelas que aparecer na tela para dividi-la.

Vale ressaltar que, neste ano, o Android Auto também recebeu suporte à opção de tela dividida, bem como que o Android 12 terá um novo design que traz, entre as suas novidades, melhorias para a função de tela dividida.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.