Android 13 deve ter codinome inspirado na sobremesa Tiramisú

1 min de leitura
Imagem de: Android 13 deve ter codinome inspirado na sobremesa Tiramisú
Imagem: XDA Developers/Reprodução

Mantendo a tradição de usar apelidos baseados em sobremesas, o Android 13 deve receber o codinome interno de Tiramisú. A informação foi encontrada recentemente pelo XDA Developers.

Um commit publicado no Android Open Source Project (AOSP) trouxe a nota “Renomear T para Tiramisú”. Previsto para ser lançado apenas em 2022, essa é a primeira menção pública ao possível título do próximo sistema operacional da Google.

Informação no AOSP revela o suposto codinome do Android 13.Informação no AOSP revela o suposto codinome do Android 13.Fonte:  AOSP/Reprodução 

Aos curiosos, Tiramisú é uma sobremesa italiana feita de camadas de biscoitos de champagne com infusão de café e creme à base de queijo mascarpone, leite, ovos, açúcar e vinho. Além disso, o prato é polvilhado com cacau em pó.

Inspiração culinária

Durante quase 1 década, a Google teve a tradição de nomear cada versão do sistema operacional com um número seguido de um codinome inspirado em uma sobremesa. Assim, o título seguia uma ordem alfabética a cada novo lançamento.

Por exemplo, o Android 1.5 foi apelidado de Cupcake e a versão 1.6 recebeu o nome de Donut. Mais adiante, a edição 5.0 ganhou o “sobrenome” Lollipop e o Android 6.0 foi chamado de Marshmallow.

A partir do Android 10, a Google encerrou a “brincadeira” e focou apenas no número como referência. Contudo, os nomes de sobremesas ainda são usados internamente: a versão 11 do SO foi chamada de Red Velvet Cake e a 12 tem o título de Snow Cone.

Android 12 deve ser lançado nos próximos meses.Android 12 deve ser lançado nos próximos meses.Fonte:  Google/Divulgação 

Mas antes... o Android 12

O Android 12 será a versão do sistema operacional que chegará a vários dispositivos móveis neste ano. Conforme as recentes informações, o software está programado para um lançamento público nos próximos meses.

Nesta semana, a Google disponibilizou a versão beta 3.1 do SO com foco na correção de diversos bugs e instabilidades. Entre elas, foi resolvido a falha que faz os celulares reiniciar constantemente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.