10 melhores aplicativos de realidade aumentada

3 min de leitura
Imagem de: 10 melhores aplicativos de realidade aumentada
Imagem: Unsplash

A realidade aumentada (RA) é uma tecnologia cada vez mais presente no nosso cotidiano, em aplicativos que ajudam a buscar os melhores trajetos, aprender idiomas, fazer medições, pesquisas etc. Ela também é encontrada em vários jogos, proporcionando novas experiências.

Diferente da realidade virtual, que nos coloca em um ambiente criado digitalmente e exige outros dispositivos, a realidade aumentada privilegia o espaço real e pode ser experimentada no celular. Usando a câmera do smartphone, ela insere elementos virtuais no mundo real.

Criamos uma lista com os dez melhores aplicativos de realidade aumentada, entre alternativas para Android e iOS, que permitem testar o recurso.

1. Google

Veja em 3D no Google.Veja em 3D no Google.Fonte:  CNET/Reprodução 

Em 2019, o app do buscador ganhou uma função de RA, por meio da qual é possível visualizar animais como se eles estivessem no mesmo ambiente que você. Basta pesquisar por leão, tartaruga, dinossauro e tigre, entre outros, tocar na opção “Veja em 3D” e visualizar a versão tridimensional do bicho.

Download: Android | iOS

2. Missão Marte RA

Missão Marte RA.Missão Marte RA.Fonte:  Google Play Store/Reprodução 

Que tal explorar Marte usando o celular? Com este app, você pode controlar os rovers da NASA como se eles estivessem na sua frente, guiar o helicóptero Ingenuity, descobrir lugares do Planeta Vermelho já explorados pelas missões e muito mais, além de conferir vídeos e jogos sobre o nosso vizinho espacial.

Download: Android | iOS

3. Google Arts & Culture

Google Arts & Culture.Google Arts & Culture.Fonte:  Google Play Store/Reprodução 

Ideal para quem gosta de museus e exposições, esta ferramenta da Google permite explorar coleções de alguns dos principais centros culturais do mundo, vendo detalhes das obras. Ele também traz animações 3D de animais pré-históricos e objetos antigos, além de disponibilizar filtros e a função “Art Projector”, para visualizar pinturas na parede.

Download: Android | iOS

4. Snapchat

Snapchat.Snapchat.Fonte:  Google Play Store/Reprodução 

As mensagens autodestrutivas não são o único atrativo do Snapchat. Os filtros com RA também fazem um grande sucesso, possibilitando turbinar as postagens com a inserção de animais, objetos, maquiagens, tatuagens, obras de arte, pontos turísticos e mais. Alguns efeitos são bastante realistas, confundindo os usuários.

Download: Android / iOS

5. The Mandalorian AR Experience

The Mandalorian AR Experience.The Mandalorian AR Experience.Fonte:  Google Play Store/Reprodução 

Fãs da série O Mandaloriano podem entrar na pele do protagonista utilizando o app de realidade aumentada inspirado na atração, que possibilita explorar ambientes da produção, interagir com outros personagens e compartilhar as capturas com os amigos. Porém, o software só funciona no Android e em alguns smartphones 5G selecionados (confira a lista dos modelos compatíveis).

Download: Android

6. Google Maps

Google Maps Live View.Google Maps Live View.Fonte:  Google/Divulgação 

Encontrar o melhor trajeto fica muito mais fácil com o recurso de realidade aumentada do Google Maps. A partir da câmera do celular, a funcionalidade projeta setas, placas e outras indicações no ambiente real, bastando apontar o telefone para a direção desejada. Após selecionar uma rota, toque em “Live View”, e aproveite a tecnologia (veja se o seu celular é compatível).

Download: Android | iOS

7. Medida

Medida.Medida.Fonte:  App Store/Reprodução 

A proposta do app Medida é transformar o iPhone em uma fita métrica digital, pronta para medir o tamanho de objetos e estimar distâncias. Após tocar no ícone “+”, aponte a câmera para os pontos que deseja marcar e, em seguida, o programa calcula a distância entre eles, além de oferecer uma ferramenta de nível, com a qual podemos nivelar superfícies e objetos.

Download: iOS

8. Pokémon GO

Pokémon GO.Pokémon GO.Fonte:  Pokémon GO/Divulgação 

Lançado em 2016, o jogo logo virou febre e faz sucesso até hoje, com as atualizações recebidas, levando os fãs a sair pelas ruas procurando novos monstrinhos para treinar e evoluir. Combinando a realidade aumentada com a geolocalização do telefone, o game é uma alternativa interessante para quem deseja conhecer melhor a tecnologia e, ao mesmo tempo, se divertir.

Download: Android | iOS

9. Mondly

Mondly.Mondly.Fonte:  Google Play Store/Reprodução 

Anda tendo dificuldades para aprender uma nova língua? Para tornar as aulas mais animadas, o Mondly conta com uma professora virtual projetada na tela do seu dispositivo por meio de RA, que auxilia o aluno nas lições do dia. Esse recurso adicional está disponível na modalidade paga do app de idiomas, mas é possível testá-lo gratuitamente por alguns dias.

Download: Android | iOS

10. Star Chart

Star Chart.Star Chart.Fonte:  Google Play Store/Reprodução 

Finalizamos a lista dos melhores apps de realidade aumentada com uma dica para quem gosta de astronomia. Apontando o celular para o céu, o Star Chart mostra a localização de planetas, estrelas, constelações, a Lua, o Sol, cometas, chuvas de meteoros e outros astros, ajudando o usuário a acompanhar os principais eventos astronômicos do ano.

Download: Android | iOS

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.