Windows 11 terá o modo escuro como padrão em muitos PCs

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11 terá o modo escuro como padrão em muitos PCs
Imagem: Divulgação Microsoft

Durante uma apresentação da conferência Microsoft Inspire na última quinta-feira (15), foi anunciado que todas as unidades comerciais do Windows 11 terão o modo escuro como padrão. Cores como o preto, cinza e azul farão parte da interface inicial, mas o usuário poderá mudar para a "versão clara" — veja como alterar o tema. A estética pode ser observada na prévia do sistema operacional (SO), que está disponível no programa Windows Insider. 

"Já que vamos passar tanto tempo encarando telas brilhantes, não apenas em inúmeros e-mails, mas também em reuniões e na vida pessoal, nós vamos lançar todas as SKUs [Unidade de Manutenção de Estoque] comerciais do Windows 11 com o modo escuro, o queridinho do TI", afirmou Melissa Grant, diretora de Marketing de Produtos da Windows Enterprise.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Melissa Grant anunciando o modo escuro como padrão do Windows 11Melissa Grant anunciando o modo escuro como padrão do Windows 11Fonte:  Divulgação/Microsoft 

É importante ressaltar que as atualizações da prévia do SO trazem mudanças estéticas e novos recursos aos menus. A atualização 22000.65 (KB5004745), por exemplo, instalou uma barra de pesquisa na janela "iniciar", então a aparência da versão de testes pode ser diferente do lançamento oficial.

Esta apresentação da Microsoft Inspire focou em recursos do Windows 11 que vão facilitar rotinas do trabalho híbrido, que alternam entre dias no escritório e o home office. O evento está disponível no site da empresa — com legendas em português.

O modo escuro é o futuro

O modo escuro tem se tornado cada vez mais comum em sites e aplicativos. Recentemente, o Google começou a testar um botão dedicado ao modo escuro na tela do buscador para facilitar o acesso ao recurso.

As variações de interface mudam dependendo do aplicativo ou serviço que adota esse modo. Normalmente, o plano de fundo fica escuro e as letras são coloridas com o branco ou um cinza claro.

Os benefícios e variações de luminosidade também dependem do display utilizado. O OLED, por exemplo, possui pixels que são acesos individualmente, então o uso de cores escuras pode até diminuir o gasto de energia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.