Windows 11: como baixar e instalar a versão beta do sistema

1 min de leitura
Imagem de: Windows 11: como baixar e instalar a versão beta do sistema
Avatar do autor

A Microsoft liberou a primeira prévia pública do Windows 11, que já pode ser baixada por usuários do Windows 10 que estão no programa Windows Insider. Apesar de o acesso ser limitado, você pode se inscrever facilmente para receber a edição em desenvolvimento do sistema operacional.

Confira um passo a passo de como fazer a inscrição no programa Windows Insider e baixar a edição prévia do Windows 11. É importante mencionar que a edição disponível ainda está em fase de testes e pode apresentar problemas durante o uso.

Segundo a Microsoft, até mesmo sistemas que não possuem o chip TPM 2.0 ou CPUs compatíveis poderão utilizar a versão prévia do Windows 11. No entanto, nem todos as máquinas que rodarem a prévia poderão migrar para a versão final do sistema, de acordo com a companhia.

Como se inscrever no Windows Insider e baixar o Windows 11

WindowsPágina de inscrição do Windows Insider.

  • Entre no site do Windows Insider e clique no botão "Register"
  • Faça login com a mesma conta da Microsoft utilizada no seu PC com Windows 10 e aceite os termos de participação.
  • Em seu computador, acesse a página "Configurações" e clique em "Atualização e Segurança".
  • Encontre a aba "Windows Insider", presente no fim da página, e clique em "Começar Agora"

InsiderPágina do Windows Insider nas Configurações do Windows 10.

  • Vincule sua conta registrada anteriormente no Windows Insider com o sistema e escolha o "Canal Dev" para receber o sistema instantaneamente. O "Canal Beta" também receberá o Windows 11 em breve, em uma versão mais estável.
  • Após escolher o canal, reinicie o computador, volte para a aba "Atualização e Segurança" e busque por atualizações.

Caso o seu PC não atenda os requisitos ideiais para rodar o Windows 11, uma mensagem dizendo que o sistema pode apresentar problemas deve aparecer. Ainda assim, a instalação da edição prévia deve ocorrer normalmente.

Em uma publicação em seu blog, a Microsoft disse que retirou parte dos requisitos do Windows 11 para a primeira prévia, incluindo a obrigatoriedade do chip TPM 2.0 e certas CPUs Intel e AMD. Com isso, a tendência é que mais pessoas consigam instalar o sistema na versão atual.

Em testes realizados aqui no TecMundo, conseguimos baixar a prévia em um notebook com processador Intel de sétima geração, que não faz parte da lista de CPUs compatíveis com o Windows 11. Por outro lado, o Windows Insider não permitiu a instalação do sistema em um desktop sem o TPM 2.0.

Windows 11: como baixar e instalar a versão beta do sistema