Windows 365: Microsoft revela preço de assinatura para PC em nuvem

1 min de leitura
Imagem de: Windows 365: Microsoft revela preço de assinatura para PC em nuvem
Imagem: Reprodução/Microsoft
Avatar do autor

Nessa quarta-feira (14), a Microsoft anunciou o Windows 365, serviço que oferecerá seu sistema operacional a partir da nuvem. Os preços cobrados pelo uso da solução ficaram de fora da divulgação, reservados para 2 de agosto, data do lançamento. Entretanto, durante um evento ocorrido no mesmo dia, a companhia, sem querer, revelou quanto custará uma das opções: US$ 31 mensais (cerca de R$ 158 em conversão direta).

De acordo com um representante da big tech, em comunicado enviado ao The Verge, o montante dá direito de acesso à assinatura para dois computadores virtuais, com 4 GB de RAM e 128 GB de armazenamento cada. Ainda assim, esta é apenas uma das opções à disposição de consumidores, que poderão escolher entre configurações e valores variados, destaca o profissional da Microsoft.

Preço vazou durante evento no mesmo dia de anúncio.Preço vazou durante evento no mesmo dia de anúncio.Fonte:  Reprodução/Microsoft 

Por exemplo, espera-se que a assinatura para o SO com uma única máquina virtual menos potente, com 2 GB de RAM e 64 GB de armazenamento, demande menos investimento que o exigido pela que vazou. Por outro lado, soluções com desempenho aprimorado (incluindo até 8 CPUs, 32 GB de RAM e 512 GB de armazenamento) devem gerar "boletos" mais salgados.

Virtual + físico

Velocidades de download de 10 Gbps e de upload de 4 Gbps são outras especificações de cada PC virtual do catálogo do Windows 365. A Microsoft estuda, também, o redirecionamento de recursos multimídia direto para a rede, como vídeo, música e afins.

Por fim, conectar-se à novidade por meio de um equipamento que já possua o Windows convencional desbloqueia o uso de funcionalidades locais, não previstas pela solução, incluindo conexão com até 16 monitores, USB, execução do Teams em uma infraestrutura de área de trabalho virtualizada e suporte para scanners.

Imagem: Microsoft OneDrive
Imagem: Tecmundo Recomenda

Microsoft OneDrive

Planos de armazenamento em nuvem do OneDrive com opções que incluem o pacote Microsoft 365 e até 6 pessoas.

Windows 365: Microsoft revela preço de assinatura para PC em nuvem