Atualização do Chrome OS 91 causa problemas em Chromebooks

1 min de leitura
Imagem de: Atualização do Chrome OS 91 causa problemas em Chromebooks
Imagem: Android Police
Avatar do autor

Liberada pelo Google no final do mês passado, a versão 91.0.4472.147 do Chrome OS 91 está trazendo algumas consequências desagradáveis para o funcionamento de alguns modelos de Chromebooks. Diversas reclamações em fóruns foram divulgadas nesta segunda-feira (5) pelo site Android Police, relatando quedas no desempenho e lentidão no funcionamento.

Segundo os usuários, ocorreram travamentos e sobrecarga absurda da CPU, verificadas imediatamente após a instalação da versão 91.0.4472.147. Os problemas persistiram mesmo tendo realizado o powerwash e a desativação de todas as extensões. Embora muitos dos reclamantes não tenham divulgado detalhes de seus dispositivos, parece que os problemas estão ocorrendo em placas conhecidas como Grunt e Hatch.

Para saber qual é a placa do seu Chromebook, acesse este site do Google e informe o nome de seu dispositivo. Se não souber o modelo, basta digitar chrome: // version  na barra de endereço e procurar o codinome, que é a última palavra da linha “Plataforma”, como mostrado abaixo.

Fonte: Android Police/ReproduçãoFonte: Android Police/ReproduçãoFonte:  Android Police 

Como proceder quanto à versão 91.0.4472.147?

De qualquer forma, é importante destacar que a versão 91.0.4472.147 do Chrome OS traz algumas correções importantes, como a de um antigo bug que impedia o copia & cola de arquivos em aplicativos Linux.

Então, a sugestão é não é deixar de instalar a atualização, mas sim aguardar alguns dias, independentemente da versão de Chromebook que você esteja usando. A tendência é que o Google remova o update para providenciar uma correção temporária ou definitiva para os problemas.

Se você já instalou a atualização e percebeu a ocorrência de algum tipo de problema, é possível assinalar a entrada correspondente no rastreador de bugs do Chromium. Além disso, você pode pressionar as teclas Alt + Shift + i no Chromebook para enviar um relatório ao Google com um diagnóstico das falhas encontradas.

Atualização do Chrome OS 91 causa problemas em Chromebooks