Google Fotos organiza memórias salvas e lança pastas com senha

2 min de leitura
Imagem de: Google Fotos organiza memórias salvas e lança pastas com senha
Imagem: Google/Divulgação

Nesta terça-feira (18), no primeiro dia de Google I/O 2021, foram anunciadas mais novidades também para o Google Fotos. Com mais de quatro trilhões de imagens, vídeos, screenshots e mais salvos na nuvem da empresa, agora, o Google quer que os usuários redescubram momentos importantes utilizando a função de Memórias.

A companhia diz que pode ser difícil encontrar os melhores momentos criados pela inteligência artificial (IA) do aplicativo Fotos. Também, que os usuários foram ouvidos para que as mudanças fossem feitas. A ideia é fazer com que o usuário olhe para trás e reviva momentos significativos, mas com controle sobre o que será revisitado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As memórias do Google Fotos aparecem em cards no topo do app. Elas trazem momentos baseados em datas específicas, como fotografias feitas há um ano, por exemplo. O que muda, com o anúncio, é que as imagens serão analisadas com mais contexto.

Google Fotos memóriasGoogle mostra novidades para as memórias do Google Fotos.

Utilizando aprendizado de máquina, ele conseguirá reunir o conteúdo com base em temas e padrões visuais. Esses padrões envolvem formas ou cores que ajudarão o app a entender que determinadas imagens são de um mesmo momento. Esses "pequenos padrões", no exemplo do Google, podem significar uma mochila que aparece em diferentes lugares — nas costas de alguém, no chão, em uma mesa.

O mesmo acontece com objetos de texturas parecidas, "como canecas de café, para reunir alguns momentos do tipo". De acordo com a empresa, a nova função já terá uma boa apresentação no final deste ano durante o período festivo. Agora, os usuários já podem testar as novas memórias com os "melhores do mês" e destaques de viagens.

"Por si só, essas fotos podem não ser as mais significativas, mas quando você as vê todas juntas, elas contam uma história — sua história", diz o anúncio, reforçando que esses dados são privados e visíveis apenas pelo próprio usuário.

Controlando as memórias

O Google também entende que nem todas as memórias podem agradar. "Quer seja uma separação, uma derrota ou algum outro momento difícil, não queremos reviver tudo". A companhia destaca a função de ocultar fotos de determinadas "pessoas ou períodos de tempo", e promete tornar esses ajustes mais fáceis de localizar no app no futuro.

Além de mais ajustes sobre as memórias, como renomear ou remover destaques ou fotos específicas, o Fotos também ganhou uma pasta segura protegida por senha. A pasta será lançada inicialmente em celulares da linha Pixel, e ao longo do ano "chegará em mais dispositivos Android".

Nova função no Google FotosGoogle Fotos permitirá salvar fotografias diretamente em uma pasta segura.

Outra novidade anunciada no aplicativo são os Cinematic Moments (Momentos Cinematográficos, em tradução livre). Quando o usuário captura algumas imagens para encontrar um momento perfeito, o aplicativo conseguirá criar um movimento entre duas imagens "quase idênticas e preencher as lacunas com novos quadros".

A função é baseada em redes neurais para criar movimento nas imagens. A companhia cita que o recurso funciona com duas imagens quase idênticas, mas que ambas não precisam ter sido capturadas pelo mesmo dispositivo e no mesmo momento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.