Gmail passa por grande reformulação para competir com Slack e Teams

1 min de leitura
Imagem de: Gmail passa por grande reformulação para competir com Slack e Teams
Imagem: Web2Lead/Reprodução

O Google anunciou uma grande reformulação do Gmail nesta segunda-feira (14). O serviço de e-mail receberá uma série de novas ferramentas de produtividade e terá maior integração com o Workspace, como Documentos e Planilhas.

Segundo a empresa, a ideia é transformar o Gmail em um ponto central que reunirá todos os aplicativos da marca. Assim, ela cria um serviço mais alinhado aos concorrentes Slack e Microsoft Teams.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

GmailNova tela da ferramenta Space do Gmail.

Uma das maiores mudanças é a adição do recurso Spaces. Anteriormente chamado de Rooms, ele permite que os usuários colaborem em tempo real. Além de chat e troca de arquivos, será possível editar documentos sem alternar entre guias.

Essas ferramentas estão disponíveis para clientes assinantes do Google Workspace desde o ano passado. Agora, com a reformulação, qualquer pessoa com uma conta da Google terá acesso a esse pacote de produtividade para empresas.

O anúncio surge no momento em que os escritórios em todo mundo se preparam para um cenário com mais pessoas atuando remotamente. Tal como, o Google adaptou esses recursos para o uso no dia a dia — mesmo fora do trabalho.

"Estamos trabalhando, morando e se divertindo geralmente nos mesmos locais. Atualmente, há muita convergência", destaca Javier Soltero, gerente do Google Workspace.

Space permite criar salas com vários membros.Space permite criar salas com vários membros.Fonte:  Google/Divulgação 

Combinando a base de usuários

Ao reunir os produtos de consumo e de negócios, o Google está unindo a sua base de usuários. Segundo a empresa, mais de três bilhões de pessoas usam seus apps de produtividade (Gmail, Drive, Agenda) — incluindo consumidores comuns e empresas pagantes.

Para mais, a companhia está trabalhando em novas ferramentas para o Google Meet. Visando melhorar a experiência em reuniões, um modo especial levará vários recursos da versão desktop para os dispositivos móveis.

Por fim, o Google anunciou um serviço voltado para pequenos empreendedores chamado Google Workspace Individual. Ele visa atingir empresários que usam a plataforma, mas que pretendem ter acesso a certos recursos premium.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.