Microsoft Teams ganha versão pessoal grátis focada na família

2 min de leitura
Imagem de: Microsoft Teams ganha versão pessoal grátis focada na família
Imagem: Mika Baumeister (Unsplash)
Avatar do autor

A Microsoft lançou nesta segunda-feira (17) uma nova versão pessoal e gratuita do Teams. Disponível a partir de hoje para usuários do mundo todo, a novidade chega para computadores, apps para dispositivos móveis e para a versão web. A ideia é integrar funções importantes do Teams, mas com foco em amigos e familiares.

De acordo com a Microsoft, não será preciso baixar nenhum aplicativo adicional para usar as funcionalidades. A versão pessoal do Teams traz suporte para chamadas de vídeo, bate-papos em grupo e uma área voltada para organização de rotinas, viagens, tarefas e mais.

Para usar a nova versão, basta que o usuário toque em sua foto de perfil e selecione a área empresarial ou pessoal. Além de adicionar os familiares ao app, o Teams também poderá fazer sugestões de contatos para ingressar nesses espaços. Nele, há duas abas principais de navegação: chat e painel.

Microsoft Teams enquetesSegundo a Microsoft, as enquetes do Teams serão disponibilizadas em breve.

Na área de painel, é possível criar e monitorar agendas, apontar tarefas para outras pessoas, compartilhar a localização ou fazer coisas mais corriqueiras, como salvar notas, adicionar senhas de Wi-Fi para fácil acesso e mais. Entre os recursos, será possível criar enquetes básicas e compartilhar seus resultados em um grupo familiar, por exemplo.

A companhia cita que será possível transformar mensagens comuns em tarefas. Se algum usuário citar no grupo que é preciso comprar pão, por exemplo, outro poderá atribuir aquilo como uma tarefa para que alguém a realize.

Teams mais interativo

A novidade faz com que o aplicativo seja uma central de organização e interatividade em um único lugar, mas sem "abandonar" a versão empresarial ou misturar as duas. Christy Hughes, diretora da divisão Microsoft Modern Life, diz que a novidade não deve interferir ou gerar conflito entre as duas versões. O Teams "família" estará disponível para todos, explica, mas os usuários já existentes terão a opção de usá-lo ou não.

Microsoft TeamsA Microsoft cita que os espaços do Teams comportam até 300 pessoas.

Segundo a executiva, a Microsoft tem que "entender o que as pessoas estão usando" e adaptar as suas ferramentas. Nas videochamadas, por exemplo, a empresa traz o modo Juntos, que reúne as pessoas de uma chamada em um mural temático. Tudo para que os participantes sintam-se no mesmo ambiente.

Outras funções que também estarão disponíveis na versão familiar do Teams incluem o envio de GIFs e emojis de reação ao vivo. A companhia também cita que, mesmo que o usuário perca uma chamada, será possível acessar o chat para acompanhar uma conversa.

Microsoft Teams ganha versão pessoal grátis focada na família