Windows 10: Microsoft anuncia fim do suporte para outubro de 2025

1 min de leitura
Imagem de: Windows 10: Microsoft anuncia fim do suporte para outubro de 2025
Imagem: Unsplash/Reprodução

O fim do Windows 10 está próximo? Uma atualização no site sobre o ciclo de vida do suporte para o sistema operacional mais usado em computadores no mundo, efetuada nesta segunda-feira (14) pela Microsoft, revelou a data de aposentadoria do software.

Conforme o documento, o suporte ao Windows 10 será encerrado no dia 14 de outubro de 2025, pouco mais de 10 anos após a estreia do sistema. A partir desta data, todas as versões Home e Pro, assim como a Pro for Workstation (destinada a usuários corporativos), não receberão mais atualizações enviadas pela gigante de Redmond.

Ao finalizar o suporte para a versão mais recente do software em 2025, a empresa mantém seu compromisso de prestar assistência por 10 anos, mesmo ciclo de vida seguido em relação às edições anteriores. Ela também confirmou a disponibilização de pelo menos uma atualização semestral até a data marcada.

Atualização no site da Microsoft mostra data do fim do suporte ao Windows 10.Atualização no site da Microsoft mostra data do fim do suporte ao Windows 10.Fonte:  Microsoft/Reprodução 

Lançado em 29 de julho de 2015, o Windows 10 (versão 1507) chegou para substituir o Windows 8.1, com a Microsoft dando indícios de que aquela seria a última versão do programa. Em vez de disponibilizar um sucessor, a ideia era começar a tratá-lo como um serviço, lançando atualizações constantes.

Windows 11 a caminho?

Ao revelar o fim do suporte ao Windows 10 para 2025, a Microsoft reforça os rumores recentes a respeito do lançamento do Windows 11. Nos últimos dias, a gigante da tecnologia divulgou um provocativo vídeo de 11 minutos, que apesar de não trazer nenhuma informação, atiçou a curiosidade do público por conta da duração.

Com essa e outras referências, especula-se que a "próxima geração do Windows" a ser revelada em um evento programado para o dia 24 de junho não se trate de uma simples atualização. A versão Sun Valley, como ela vem sendo chamada, deve trazer elementos visuais renovados, funções inéditas e várias outras novidades.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.