Windows 10: conheça as diferenças entre todas as edições do sistema

4 min de leitura
Imagem de: Windows 10: conheça as diferenças entre todas as edições do sistema

Gostou do conteúdo? Estamos preparando novidades para torná-lo ainda melhor. Saiba mais aquiO Windows 10 já é bastante utilizado por vários tipos de usuários, sejam eles leigos ou mais avançados. No entanto, sempre que um novo usuário migra para a versão mais recente do sistema da Microsoft, ele se depara com tantas edições, que fica difícil escolher qual seria a ideal para suas necessidades.

Por isso, vamos explicar as diferenças entre todas as 10 edições do Windows 10 e falar sobre sua usabilidade.

Fonte: Microsoft/Divulgação

Windows 10 Home

Esta é a versão mais comum presente em PCs ou notebooks para uso doméstico. Ela possui todos os principais apps para usuários básicos, como o navegador Edge, o Internet Explorer, Email, a Windows Store, etc., assim como compatibilidade total com a plataforma de jogos do Xbox One.

O Home também conta login via reconhecimento facial ou biometria, um modo otimizado para tablets, mas não permite que atualizações de segurança sejam pausadas.

Windows 10 Pro

Possui todas as características do Home, mas traz recursos avançados, como a possibilidade de ingresso em um domínio de rede, como o Azure Active Directory (com suporte a políticas de grupo). Indicado para uso corporativo, ele suporta virtualização via Hyper-V e possui recursos aprimorado de segurança, como o Bitlocker (encriptação de disco).

Ele dá a opção de o usuário agendar a instalação de atualizações, para evitar a reinicialização aleatória do sistema.

Windows 10 Pro for Workstations

Esta versão é indicada para a execução de tarefas pesadas em ambiente corporativo, dando suporte para hardware de ponta, o que inclui processadores para servidores. Nesta versão, você pode utilizar até quatro processadores físicos na mesma placa mãe e até 6 TB de memória RAM, além do sistema de arquivos ReFS.

O sistema possui kernel otimizado para a execução de várias tarefas ao mesmo tempo, sem que haja perda de desempenho. O acesso aos arquivos é permitido mesmo que o sistema esteja desligado.

Fonte: WindowsBlogItalia/Reprodução

Windows 10 Enterprise

Traz todos os recursos do Pro e adiciona mais recursos avançados, que serão úteis a grandes corporações, como o acesso direto para conexão sem uma VPN, AppLocker, compartilhamento de downloads e atualizações com outros PCs da rede, entre outros.

Há também aprimoramentos de segurança relacionados a credenciais dos usuários e limitação de aplicativos que podem ser utilizados.

O Enterprise também oferece a opção de receber apenas atualizações de segurança, a fim de evitar a reinicialização da máquina. Sua licença só pode ser adquirida em volume.

Windows 10 Enterprise LTSC

Esta versão também é indicada para uso corporativo, mas num nível ainda mais sensível, onde apenas atualizações de segurança são necessárias e liberadas a cada dois ou três anos, e garantidas por até 10 anos.

A LTSC é útil em situações em que o hardware da máquina, assim como os aplicativos não serão modificados por muitos anos. A ideia central é que o sistema seja o mais estável possível, sem a inclusão de atualizações que possam comprometer a estabilidade ou compatibilidade dos apps em uso. Ela não possui a loja do Windows.

Windows 10 S mode

Anteriormente chamado de Windows S, esta versão possui recursos limitados, com vários recursos desabilitados por padrão. Aqui só é possível a instalação de apps através da loja do Windows, justamente para manter o sistema leve e seguro. Por isso, ele é indicado para dispositivos educacionais que servirão às crianças. Ele também vem uma assinatura de 1 ano do jogo Minecraft: Education Edition.

Fonte: Microsoft/Divulgação

Windows 10 Education

Esta versão do sistema foi projetada para grandes estabelecimentos de ensino, como as universidades. Ela possui quase todas as características da versão Enterprise, com a funcionalidade para compartilhamento de recursos em rede. No entanto, nesta versão não é possível optar por receber apenas atualizações de segurança, ou seja, todas os updates de aplicativos e novos recursos serão instalados.

Windows 10 Pro Education

Uma versão própria para educadores, com as características do Educacional, mas desconto na licença e alguns recursos desabilitados por padrão, como a Cortana, a loja do Windows e o Spotlight.

Ela conta com o app “Configurar PC Escolar”, que prepara um arquivo de configuração em um pendrive, que pode ser usado para otimizar o SO para estudantes.

Windows 10 IoT

Este é o Windows indicado para dispositivos que possuem o uso limitado e direcionado, como placas de circuitos universais, incluindo o Intel Galileo e o Raspberry Pi 2.

Esta versão se divide em IoT Core (voltado para sistemas x86, x64 e ARM) e IoT Enterprise (destinado apenas para x86 e x64). O IoT Core é empregado em casas e edifícios inteligentes, vestíveis, sinalização digital, etc. Já o IoT Enterprise é mais usado em caixas eletrônicos, guichês automáticos, dispositivos, médicos, quiosques, entre outros.

Fonte: Raspberry Pi/Divulgação

Windows 10 Team

Esta versão vem por padrão em dispositivos Surface Hub para uso corporativo. O Surface Hub é um painel com suporte multi toques disponível em dois tamanhos: 55 e 84 polegadas. Ele é compatível com o Microsoft Office, OneNote (para desenhos na tela) e com o Skype Business, além de permitir a visualização e interação de objetos 3D em tempo real.

***

Gostou do conteúdo? Estamos preparando novidades para torná-lo ainda melhor. Saiba mais aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.