Google lança versão em PT-BR de app grátis que ensina programação

1 min de leitura
Imagem de: Google lança versão em PT-BR de app grátis que ensina programação
Imagem: Google/Reprodução

O Google anunciou, nesta terça-feira (08), que lançou no Brasil uma versão em português do Grasshopper, um app que ensina programação para iniciantes. O software já está disponível gratuitamente em versões para celulares Android e PC.

O programa, que foi criado por uma equipe da gigante de tecnologia chamada “Area 120”, utiliza jogos e lições interativas de JavaScript. De acordo com a companhia, o lançamento para o Brasil tem como objetivo “remover as barreiras que limitam o acesso à educação e preparar adultos e jovens para carreiras que utilizam a programação”.

Grasshopper

"Programar está se tornando uma habilidade essencial no mercado de trabalho, e queremos que todos possam aprender sobre isso", afirmou Susana Ayarza, diretora de marketing do Google.

O Grasshopper integra o programa Cresça com o Google, que reúne programas da marca que são voltados para o desenvolvimento de pessoas, e negócios e pode ser acessado neste site.

Como funciona o Grasshopper

O app oferece uma plataforma voltada para pessoas que estão começando ou querem começar no mundo da programação. Para auxiliar na didática, é utilizada uma metodologia interativa com quebra-cabeças visuais, que estimulam os alunos a utilizar conceitos da codificação como funções, loops e variáveis.

O Grasshopper auxilia, entre outras coisas, na criação de animações, resolver problemas utilizando códigos e construir sites com HTML e CSS. Com a chegada da ferramenta no país, os brasileiros receberão suporte e feedback em português.

Grasshopper,

A empresa afirmou que essa é uma oportunidade importante, já que o conhecimento em programação se tornou essencial para os profissionais do futuro.

O aplicativo já foi utilizado por pelo menos 1 hora por mais de 1 milhão de pessoas desde que foi lançado em 2018. O Google lembrou, ainda, que o Grasshopper tem ajudado na inclusão de mulheres no setor de tecnologia. Inclusive, o nome da ferramenta foi dado em homenagem a Grace Hopper, uma das pioneiras na programação de computadores.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.