O app sumiu? Como recuperar o Google Play no Android

1 min de leitura
Imagem de: O app sumiu? Como recuperar o Google Play no Android
Imagem: Google Play
Avatar do autor

O Google Play é uma das principais aplicações presentes em dispositivos Android, pois é com o auxílio dele que são baixados diversos programas para utilizar em seu smartphone. Por ser um aplicativo de fábrica, desinstalá-lo completamente do aparelho não é possível, mas existe a possibilidade de desativá-lo e fazer que suma da lista de apps.

Caso tenha feito isso (propositalmente ou sem querer), saiba que existe uma chance de recuperá-lo para a área principal de aplicações sem a necessidade de usar outro programa para isso. Veja a seguir as etapas que você precisa realizar.

Como recuperar o Google Play no Android

Se você desinstalou o Google Play de seu aparelho, a primeira coisa que deve fazer é acessar o menu de aplicações e tocar em "Configurar" (cujo ícone é uma engrenagem). Assim que a próxima tela for carregada, toque na opção "Apps e notificações".

(Fonte: TecMundo/Reprodução)(Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

Na tela seguinte, procure a opção "Ver todos os apps" (que provavelmente vai mostrar as opções disponíveis no aparelho – na imagem, por exemplo, ele indica 70 apps) e espere a lista ser carregada.

(Fonte: TecMundo/Reprodução)(Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

Role a tela até encontrar a opção "Google Play Store" e toque nela. Onde aparece o botão "Desativar" na imagem, haverá uma opção para colocar o ícone do programa de volta na lista de aplicativos e passar a utilizá-lo normalmente para fazer pesquisas na loja dedicada ao sistema Android.

(Fonte: TecMundo/Reprodução)(Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte:  TecMundo 

Se por algum motivo os dados da conta forem resetados, será preciso cadastrar seu e-mail novamente na Play Store. O processo é bem simples: basta indicar o endereço da conta Google e a senha de acesso, então tudo voltará ao normal.

Além dessa dica, veja outro material que publicamos recentemente sobre como baixar a Google Play Store no PC. Você pode, ainda, conferir um comunicado da gigante das buscas sobre a loja para sistema Android mostrar dados que apps coletam dos usuários e até mesmo a promessa de aumentar a segurança e a privacidade dos usuários desse programa.

Curtiu nossas dicas? Compartilhe sua opinião com os demais leitores do TecMundo no espaço abaixo destinado aos comentários.