Play Store quer aumentar a segurança e a privacidade dos usuários

1 min de leitura
Imagem de: Play Store quer aumentar a segurança e a privacidade dos usuários

Play Store pode ganhar recursos adicionais para aprimorar a segurança e a privacidade dos usuários em breve. A novidade foi descoberta pelo pessoal do fórum XDA, que encontrou na atualização 17.0.11 do aplicativo da Google um código com modificações na forma de navegação e no sistema de avisos sobre a instalação de apps de terceiros.

(Fonte: Unsplash/Reprodução)

Uma das funcionalidades que estariam a caminho é o “modo incógnito”, que permite navegar pela loja de apps do Android sem ter os seus dados coletados, de maneira semelhante ao que acontece quando utilizamos a janela anônima do Google Chrome.

Ao ativar a função para aumentar a privacidade, nenhuma de suas pesquisas realizadas no sistema será salva. Dessa forma, a Google não usará tais dados para sugerir apps, jogos e outros conteúdos em pesquisas futuras dentro da plataforma.

Alerta sobre a instalação de apps de terceiros

Outra possível mudança na Play Store indicada pelo código descoberto no XDA é a implementação de um alerta sobre a instalação de aplicativos de fontes não oficiais. Sempre que o usuário baixar apps fora da loja da Google, será lembrado de desativar a permissão de instalação.

Ao tentar baixar e instalar um arquivo APK no Android 9 Pie, o sistema pede permissão para acessar o dispositivo. Porém, muitos acabam se esquecendo de revogar essa opção após a instalação — e é aí que está o problema, pois cibercriminosos podem se aproveitar dessa brecha para invadir o smartphone.

Com a nova atualização, a própria loja se encarregaria de lembrar o usuário para fechar essa barreira, aumentando a sua segurança.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.