Segurança

Play Store quer aumentar a segurança e a privacidade dos usuários

Uma das novidades que devem ser implementadas na loja oficial de apps do Android é o modo de navegação anônima

Avatar do(a) autor(a): André Luiz Dias Gonçalves

11/10/2019, às 10:30

Play Store quer aumentar a segurança e a privacidade dos usuários

Fonte:

Imagem de Play Store quer aumentar a segurança e a privacidade dos usuários no tecmundo

Play Store pode ganhar recursos adicionais para aprimorar a segurança e a privacidade dos usuários em breve. A novidade foi descoberta pelo pessoal do fórum XDA, que encontrou na atualização 17.0.11 do aplicativo da Google um código com modificações na forma de navegação e no sistema de avisos sobre a instalação de apps de terceiros.

(Fonte: Unsplash/Reprodução)

Uma das funcionalidades que estariam a caminho é o “modo incógnito”, que permite navegar pela loja de apps do Android sem ter os seus dados coletados, de maneira semelhante ao que acontece quando utilizamos a janela anônima do Google Chrome.

Ao ativar a função para aumentar a privacidade, nenhuma de suas pesquisas realizadas no sistema será salva. Dessa forma, a Google não usará tais dados para sugerir apps, jogos e outros conteúdos em pesquisas futuras dentro da plataforma.

Alerta sobre a instalação de apps de terceiros

Outra possível mudança na Play Store indicada pelo código descoberto no XDA é a implementação de um alerta sobre a instalação de aplicativos de fontes não oficiais. Sempre que o usuário baixar apps fora da loja da Google, será lembrado de desativar a permissão de instalação.

Ao tentar baixar e instalar um arquivo APK no Android 9 Pie, o sistema pede permissão para acessar o dispositivo. Porém, muitos acabam se esquecendo de revogar essa opção após a instalação — e é aí que está o problema, pois cibercriminosos podem se aproveitar dessa brecha para invadir o smartphone.

Com a nova atualização, a própria loja se encarregaria de lembrar o usuário para fechar essa barreira, aumentando a sua segurança.



Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.