Play Store: Google vai mostrar dados que apps coletam de usuários

1 min de leitura
Imagem de: Play Store: Google vai mostrar dados que apps coletam de usuários
Imagem: Google/Divulgação

O Google anunciou nesta quinta-feira (6) que deve implementar uma nova seção de informações nos perfis de aplicativos disponíveis na Play Store. Segundo a empresa, todos os apps para Android terão uma seção de segurança, que ajudará os usuários a entenderem quais dados serão coletados, compartilhados e outros detalhes que podem afetar sua privacidade.

Com a mudança, os desenvolvedores do Android deverão compartilhar informações sobre quais dados são coletados dos usuários, como localização, contatos, fotos, entre outros. Também será obrigatório explicar como os dados serão usados pela plataforma.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

"Isso pode ser uma grande mudança, então estamos compartilhando a notícia com antecedência e construindo isso da melhor forma ao lado dos desenvolvedores", comenta Suzanne Frey, head de Produto para Segurança e Privacidade do Android. Segundo ela, os programadores que não enviarem as informações solicitadas poderão ter seus apps retirados da plataforma. "Se descobrirmos que um desenvolvedor deturpou os dados que forneceu e está violando a política, exigiremos que ele corrija o problema o quanto antes", explica. As regras entrarão em vigor no segundo trimestre de 2022.

googleCalendário da mudança na loja de aplicativos do Google. (Google/Reprodução)

Na seção, os usuários poderão saber se o aplicativo tem criptografia de dados, segue as políticas do Google; se precisa dos dados para funcionar corretamente e se permite que o usuário exclua todos os dados coletados após desinstalar o programa do celular. Atualmente, a empresa fornece alguns materiais para ajudar desenvolvedores a criar aplicativos mais seguros, seguindo boas práticas de privacidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.