Android 12 vai banir apps de terceiros do menu de compartilhamento

1 min de leitura
Imagem de: Android 12 vai banir apps de terceiros do menu de compartilhamento
Imagem: Google

A interface do Sharesheet do Android – aquele menu que aparece quando você usa a opção de compartilhar dentro de um aplicativo – apresenta uma interface instável, dependendo do app onde é usado. Na verdade, isso ocorre porque o Google não tem uma regra padronizada de UI, demandando o uso de aplicativos de terceiros, como o Sharedr, para dar algum tipo de consistência ao menu.

Porém, a funcionalidade será bloqueada a partir do Android 12, conforme divulgado pelo desenvolvedor do Sharedr no site do aplicativo. Segundo ele, a nova versão do sistema operacional irá “bloquear aplicativos de terceiros na opção de compartilhamento”. Dessa forma, o seu app foi na prática banido do menu.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Após reclamar, o desenvolvedor recebeu uma resposta na qual o Google reconhece que “na verdade, nunca pretendemos permitir que os aplicativos substituam a caixa de diálogo de compartilhamento”. No texto, o gigante das buscas deixa claro que não será possível que aplicativos de terceiros implantem qualquer forma de compartilhamento a partir da UI.

A Sharesheet no Android 12

Fonte: Steve Dent/Engadget/ReproduçãoFonte: Steve Dent/Engadget/ReproduçãoFonte:  Steve Dent/Engadget 

Ou seja, você ainda poderá utilizar o Sharedr ou outros apps similares para alterar a Sharesheet, mas é bem possível que eles não funcionem corretamente, uma vez que não poderão ser definidos como padrão. Embora não tenha ficado claro se a medida irá afetar desenvolvedores OEM, principalmente Samsung e LG, o que parece é que o Google esteja buscando resolver definitivamente essa questão visual do Android.

No entanto, a medida não deixa de ser um tremendo desestímulo para desenvolvedores de aplicativos que muitas vezes fazem altos investimentos para suplementar falhas das grandes companhias. Espera-se que, ao barrar o acesso de terceiros à Sharesheet, o Google possa oferecer uma opção mais atraente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.