Tesla e AMD anunciam sistema de entretenimento equivalente ao PS5

1 min de leitura
Imagem de: Tesla e AMD anunciam sistema de entretenimento equivalente ao PS5
Imagem: Tesla/Divulgação

A AMD confirmou que o novo sistema veicular de entretenimento da montadora Tesla será formado por um processador Ryzen e uma placa de vídeo RDNA 2. A novidade foi anunciada durante o painel virtual da fabricante na Computex 2021.

A notícia confirma uma declaração feita por Elon Musk em janeiro deste ano. Segundo o CEO da marca de carros elétricos, a atualização do sistema de bordo permitiria que os donos do Tesla Model S e X jogassem The Witcher 3 .

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Sistema de entretenimento da Tesla inclui telas para o banco traseiro.Sistema de entretenimento da Tesla inclui telas para o banco traseiro.Fonte:  Tesla/Divulgação 

“Teremos uma unidade de processamento Ryzen alimentando o sistema de entretenimento em ambos os modelos. Bem como, uma discreta GPU baseada em RDNA 2 para executar jogos AAA”, explicou Lisa Su, CEO da AMD.

Apresentando 10 teraflops de potência, a plataforma veicular será quase equivalente ao PlayStation 5. O console da Sony usa uma placa de vídeo RDNA 2 semelhante e oferece 10,28 teraflops.

Após o anúncio, o leaker Patrick Schur resgatou um diagrama da Tesla vazado em janeiro deste ano. O projeto revelava que a montadora usaria uma GPU Navi 23 da AMD no próximo sistema dos veículos.

No mesmo painel da Computex 2021, a AMD revelou os novos chips gráficos para notebooks incluindo o Radeon 6600M. Conforme as informações, o modelo mais fraco da linha é equivalente ao Navi 23.

Diagrama da Tesla vazado em janeiro.Diagrama da Tesla vazado em janeiro.Fonte:  Twitter/Patrick Schur 

Desempenho inferior ao PS5

Segundo os detalhes da AMD, o Radeon 6600M vem com 28 CUs e 1.792 shader units. Por outro lado, o PlayStation 5 possui 36 CUs e cerca de 2.304 shader units.

Embora não sejam exatamente iguais, o sistema da Tesla e o console da Sony usam basicamente a mesma tecnologia. A diferença é o número menor de núcleos na mesma arquitetura de GPU, resultando em um desempenho levemente inferior.

Por fim, Elon Musk anunciou que os Model S com o sistema da AMD começarão a ser entregues em 10 de junho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.