Aplicativo para iOS exige avaliação positiva para ser utilizado

1 min de leitura
Imagem de: Aplicativo para iOS exige avaliação positiva para ser utilizado
Imagem: Apple

Na última terça-feira (25), o desenvolvedor e crítico profissional em assuntos da Apple, Kosta Eleftheriou, chamou a atenção de usuários sobre um possível novo problema para os aplicativos da Apple. Na postagem em sua conta do Twitter, ele apresenta o caso do app "UPNP Xtreme", que literalmente força usuários a deixarem uma avaliação positiva antes de utilizar seus serviços ou sequer fechá-lo — como uma espécie de "sequestro virtual".

A "armadilha" tem início assim que o usuário abre o aplicativo, apresentando a notificação para deixar uma avaliação. Entretanto, apesar de parecer o pop-up padrão do sistema, as opções "Cancelar" e "Agora não" são inoperantes e só é possível deixar a tela caso uma avaliação com três ou mais estrelas seja realizada.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Nesse contexto, Kosta esclarece que a artimanha não é uma versão modificada ou clonada da notificação de avaliações do iOS, mas a original do sistema. Ele também explica que o recurso intrusivo pode se tornar um problema ainda maior e ser implementado em outros aplicativos devido a facilidade de sua realização: "este truque é extremamente fácil para qualquer desenvolvedor fazer e não se limita a este aplicativo," comenta.

Após a denúncia, a Apple tomou medidas contra o UPNP Xtreme, que no momento da postagem contava com mais de 15 milhões de downloads. Em conclusão, Kosta questiona a confiabilidade da App Store e recomenda que os usuários tenham cuidado ao instalar aplicativos: “se você acha que pode confiar nas avaliações da App Store, não tem prestado atenção suficiente”, diz.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.