É oficial: Google lança novo Android 12; confira todas as novidades

1 min de leitura
Imagem de: É oficial: Google lança novo Android 12; confira todas as novidades
Imagem: Reprodução

O Google revelou nesta terça-feira (18) todas as novidades do Android 12, que já está disponível no formato beta. Entre as principais novidades está a mudança no visual do sistema, que inclusive, já havia sido alvo de vazamentos nos últimos dias. As atualizações foram divulgadas durante o evento Google I/O 2021, que também revelou mudanças para os aplicativos do Workspace.

Design

Para a surpresa de muitos, o Android 12 conta com uma grande mudança em relação à nova interface. Alguns ícones e widgets estão com design redesenhado, incluindo o player de mídia, indicador de clima, horário — que deve ganhar um relógio analógico na tela inicial — e o ajuste de brilho. Além disso, a tela de bloqueio colocará as notificações "empilhadas".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A nova linguagem chamada Material You, criada em conjunto pelas equipes de software e design, garante um visual muito mais personalizado. Isso porque será possível criar sua própria paleta de cores para utilizar no sistema operacional. Para isso, a IA detecta quais são as cores predominantes da fotos e atualiza todos os ícones e widgets com os tons da imagem.

Privacidade

Além do novo visual, o sistema operacional ganhou mais recursos para a proteção de privacidade do usuário. Com a atualização, a empresa promete ser mais transparente na hora de mostrar quais funções cada aplicativo costumam acessar.

A novidade que lidera este objetivo é o novo centro de controle totalmente redesenhado do Android 12. Nele, será possível ver a hora exata e a duração em que os apps tiveram acesso à informações como a localização, câmera ou microfone do usuário. Além disso, o usuário poderá compartilhar apenas a localização próxima e não exata com os aplicativos do dispositivo.

Novos recursos

Os usuários do Android 12 poderão usar o smartphone como controle remoto para aparelhos com Android TV, recurso já conhecido no sistema iOS da Apple. Em relação ao desempenho, o Google afirma que o Android 12 deve melhorar a vida útil da bateria, devido a redução em 22% do tempo de CPU usado pelos apps.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.