Câmera do Android terá algoritmo mais inclusivo e preciso, diz Google

1 min de leitura
Imagem de: Câmera do Android terá algoritmo mais inclusivo e preciso, diz Google
Imagem: Google/Divulgação
Avatar do autor

O Google está desenvolvendo um software de câmera mais inclusivo para o Android, que será capaz de registrar imagens mais precisas de pessoas com tons de pele mais escuros. A novidade foi apresentada pela companhia de Mountain View nessa terça-feira (18), durante a abertura da sua tradicional conferência anual de desenvolvedores.

De acordo com o vice-presidente de gestão de produtos do Google Sameer Samat, a tecnologia de fotografia computacional está passando por algumas alterações para resolver problemas antigos. Entre as mudanças, aplicadas em parceria com especialistas em imagem, ele destacou os ajustes no balanço de branco automático e nos algoritmos de exposição.

Com esses esforços, o executivo afirmou que o algoritmo de câmera do Android será capaz de reduzir a luz difusa e ressaltar os "tons marrons naturais". Os ajustes também ajudarão a evitar o brilho excessivo e a dessaturação que acontece ao fotografar pessoas com tons de pele mais escuros, gerando resultados mais realistas.

As mudanças, explicadas no vídeo acima, incluem ainda a utilização de uma tecnologia mais precisa para reconhecer melhor alguns tipos de cabelos, como os cacheados e os ondulados. Tal melhoria será implantada no registro de selfies em modo retrato, segundo a gigante das buscas, igualmente apresentando imagens bem mais precisas.

Novidade chega primeiro no Pixel 6

O algoritmo de câmera mais inclusivo do Android deve estar disponível primeiro no Pixel 6, novo celular do Google com previsão de lançamento até o final deste ano, conforme os rumores mais recentes. Mas a tecnologia provavelmente também chegará a outros dispositivos compatíveis com o sistema operacional.

A empresa afirmou estar comprometida em compartilhar o trabalho com "todo o ecossistema Android", o que ocorreria por meio do app Google Camera, cuja instalação pode acontecer em diferentes modelos de smartphones. No entanto, ainda não há qualquer previsão de quando a atualização será lançada.

Câmera do Android terá algoritmo mais inclusivo e preciso, diz Google