Google Maps ganha novos recursos aprimorados por IA

2 min de leitura
Imagem de: Google Maps ganha novos recursos aprimorados por IA
Imagem: Google/Divulgação
Avatar do autor

O Google I/O 2021 começou nesta terça-feira (18), trazendo várias novidades sobre os produtos da gigante de Mountain View. Um dos apps cujas atualizações foram reveladas na abertura da conferência é o Maps, que promete se tornar ainda mais prático, graças à inteligência artificial (IA).

Entre as funções que chegarão ao Google Maps está a sugestão de rotas mais seguras para os viajantes. Usando a IA para analisar as condições do trânsito, o clima e outros fatores, ela indica as estradas mais tranquilas e rápidas, priorizando aquelas com menores índices de acidentes.

Já a ferramenta de realidade aumentada Live View passou por alguns aprimoramentos, para auxiliar o usuário enquanto ele caminha por uma região desconhecida. Ao acioná-la, será possível verificar informações sobre o comércio, conferir novas placas de rua e se localizar em relação ao hotel, caso esteja em viagem.

Outra novidade estará nos mapas de rua detalhados, lançados em agosto do ano passado, que chegarão a outras 50 cidades, incluindo São Paulo. Com o auxílio de um algoritmo, eles exibirão informações mais completas sobre calçadas e faixas de pedestres, permitindo que usuários de cadeira de rodas e pessoas guiando carrinho de bebê se locomovam confortavelmente.

Áreas movimentadas e mapas sob medida

Saber se uma determinada área da cidade está muito movimentada ou extremamente vazia também vai ser possível usando o Google Maps. Esta novidade promete ser útil para quem quer fugir de aglomerações e para aqueles que buscam pontos de agitação noturnos, como bares, feiras e eventos.

A Google também revelou que o Maps se tornará ainda mais personalizado, com base nos gostos e atividades do usuário. Ao abri-lo durante a manhã, em um dia de semana, ele exibirá as cafeterias mais próximas. Mas se você utilizá-lo no sábado ou no domingo, o app trará sugestões para se divertir.

Os novos recursos do app de mapas serão lançados globalmente nos próximos meses, tanto no Android quanto no iOS.

Fontes