Google Maps ganha novos recursos aprimorados por IA

2 min de leitura
Imagem de: Google Maps ganha novos recursos aprimorados por IA
Imagem: Google/Divulgação

O Google I/O 2021 começou nesta terça-feira (18), trazendo várias novidades sobre os produtos da gigante de Mountain View. Um dos apps cujas atualizações foram reveladas na abertura da conferência é o Maps, que promete se tornar ainda mais prático, graças à inteligência artificial (IA).

Entre as funções que chegarão ao Google Maps está a sugestão de rotas mais seguras para os viajantes. Usando a IA para analisar as condições do trânsito, o clima e outros fatores, ela indica as estradas mais tranquilas e rápidas, priorizando aquelas com menores índices de acidentes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Já a ferramenta de realidade aumentada Live View passou por alguns aprimoramentos, para auxiliar o usuário enquanto ele caminha por uma região desconhecida. Ao acioná-la, será possível verificar informações sobre o comércio, conferir novas placas de rua e se localizar em relação ao hotel, caso esteja em viagem.

Outra novidade estará nos mapas de rua detalhados, lançados em agosto do ano passado, que chegarão a outras 50 cidades, incluindo São Paulo. Com o auxílio de um algoritmo, eles exibirão informações mais completas sobre calçadas e faixas de pedestres, permitindo que usuários de cadeira de rodas e pessoas guiando carrinho de bebê se locomovam confortavelmente.

Áreas movimentadas e mapas sob medida

Saber se uma determinada área da cidade está muito movimentada ou extremamente vazia também vai ser possível usando o Google Maps. Esta novidade promete ser útil para quem quer fugir de aglomerações e para aqueles que buscam pontos de agitação noturnos, como bares, feiras e eventos.

A Google também revelou que o Maps se tornará ainda mais personalizado, com base nos gostos e atividades do usuário. Ao abri-lo durante a manhã, em um dia de semana, ele exibirá as cafeterias mais próximas. Mas se você utilizá-lo no sábado ou no domingo, o app trará sugestões para se divertir.

Os novos recursos do app de mapas serão lançados globalmente nos próximos meses, tanto no Android quanto no iOS.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.