Google: app de telefone ganha identificador de chamadas por voz

1 min de leitura
Imagem de: Google: app de telefone ganha identificador de chamadas por voz
Imagem: Android Headlines/Reprodução
Avatar do autor

O aplicativo de ligação da Google, Telefone (ou "Phone", na gringa), finalmente ganhou um identificador de chamadas por voz. Embora seja um recurso básico, que há tempos já deveria estar presente no programa, ele somente foi implementado agora, depois de alguns meses em desenvolvimento. A novidade, aliás, foi identificada pela primeira vez em setembro de 2020 através de um APK.

Com isso, o nome do chamador ou o número de telefone será anunciado não apenas através de um texto na tela, mas também em "voz alta". Assim, os usuários não precisarão checar o celular sempre que receberem uma chamada, já que a identificação será feita pelo autofalante do celular ou pelo fone de ouvido. Essa novidade também torna o app mais acessível, uma vez que viabilizará, pelo menos em parte, o uso por pessoas com deficiências visuais.

Como ativar a novidade?

a  XDA Developers/Reprodução 

Inicialmente, o recurso estava localizado no menu "Configurações Avançadas". Mas, com a nova disposição, ficou mais fácil de encontrá-lo. Para acessá-lo, basta ir em Configurações > Identificador de chamadas (Caller ID announcement) > Identificar chamadas (Announce caller ID). Nesse momento, serão exibidas três opções de ativação: apenas com fone de ouvido; sempre; e nunca. Escolha a que preferir, e pronto!

Vale lembrar que o recurso chega ao aplicativo pouco tempo depois do ferramenta de gravação de chamadas, que permite registrar automaticamente ligações recebidas de números desconhecidos.

Google: app de telefone ganha identificador de chamadas por voz