Seu WhatsApp pode ser bloqueado por qualquer um que tenha seu telefone

1 min de leitura
Imagem de: Seu WhatsApp pode ser bloqueado por qualquer um que tenha seu telefone

Uma falha de construção no WhatsApp permite que qualquer pessoa com seu número de telefone consiga suspender sua conta do aplicativo ou até mesmo bloqueá-la. Apesar de não oferecer perigos ao usuário, o problema pode te deixar trancado para fora do app por até 12 horas.

A sua conta pode ser suspensa facilmente graças ao sistema de ativação do WhatsApp em um novo smartphone. Segundo relata o Android Police, o golpista que possuir seu número pode baixar o WhatsApp em um novo celular e tentar ativar a sua conta no aparelho dele diversas vezes.

O WhatsApp aplica o bloqueio de conta no celular da vítima e do golpista.O WhatsApp aplica o bloqueio de conta no celular da vítima e do golpista.Fonte:  Forbes 

Ao passo que o seu WhatsApp não poderá ser migrado para o dispositivo do criminoso por causa do código de autenticação de dois fatores, que será enviado para o seu aparelho, o processo pode acabar suspendendo seu perfil. Após diversas tentativas de login, a conta será "trancada" por um período de até 12 horas.

O processo pode render ainda mais dores de cabeça se o criminoso resolver entrar em contato com o suporte do WhatsApp. Segundo explica o Android Police, o golpista pode enviar e-mail para os responsáveis pelo aplicativo alegando que o celular com seu número foi roubado. Como o aplicativo trata esse tipo de assunto por meio do correio eletrônico, a conta pode ser suspensa por ainda mais tempo sem o usuário ter conhecimento do caso.

O golpista pode enviar um e-mail para o WhatsApp pedindo a desativação da conta durante o bloqueio forçado.O golpista pode enviar um e-mail para o WhatsApp pedindo a desativação da conta durante o bloqueio forçado.Fonte:  Forbes 

A falha do WhatsApp foi descoberta pelos pesquisadores Luis Márquez Carpintero e Ernesto Canales Pereña, mas parece que o WhatsApp não está buscando uma forma de corrigir o buraco de segurança atualmente. Apesar de o problema ser preocupante, o bug não permite que o criminoso roube sua conta ou tenha acesso aos dados do seu perfil, servindo somente para encher a paciência da vítima.

De acordo com o WhatsApp, os usuários que sofrerem com o problema devem entrar em contato com o suporte da companhia fornecendo um e-mail de contato e código de verificação em dois fatores, assim a equipe do app auxiliará com o inconveniente. Ou seja, o usuário só poderá fazer alguma coisa após de ser atingido pela falha.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.