O que é e como usar o Android Auto

3 min de leitura
Imagem de: O que é e como usar o Android Auto
Imagem: iProfessional/Reprodução

Bastante útil e seguro para o trânsito, o Android Auto é um aplicativo disponível em quase todos os smartphones com o sistema operacional da Google. Entretanto, poucas pessoas sabem as vantagens que ele pode oferecer.

Neste breve guia, explicaremos algumas funcionalidades que ajudam o motorista a manter o foco no volante e mostraremos os benefícios de usar o aplicativo diretamente do celular ou no sistema de entretenimento do carro.

O Android Auto pode ser baixado gratuitamente na Play Store.O Android Auto pode ser baixado gratuitamente na Play Store.Fonte:  AZ Recom/Reprodução 

O que é o Android Auto?

O Android Auto é um software desenvolvido pela Google especialmente para uso em veículos. Lançado em março de 2015, seu objetivo é facilitar a vida dos motoristas enquanto eles seguem atentos ao trânsito.

O sistema tem três funções principais: um guia para navegação baseado em GPS, suporte para chamadas telefônicas e reprodução de áudio. Todos podem ser gerenciados pelo celular ou no painel de informações de veículos com sistemas compatíveis.

O Android Auto está disponível gratuitamente na Play Store. Caso o motorista tenha um dispositivo com Android 10 ou superior, o aplicativo vem instalado de fábrica.

A versão para celular do Android Auto destaca as informações essenciais.Versão para celular do Android Auto destaca as informações essenciais.Fonte:  4G News/Reprodução 

Usando o Android Auto no celular

Com uma interface amigável, os motoristas podem usar os recursos do Android Auto diretamente no smartphone. Destacando apenas os dados essenciais, ele permite fácil acesso aos apps de navegação e de mídia. Por exemplo, a tela mostra a direção do destino do motorista e informações sobre música, podcast ou audiolivro em execução. As notificações de chamadas ou mensagens são mostradas de forma menos “invasiva”.

Além de ser livre de distrações, a vantagem de usar o Android Auto em dispositivos móveis é que ele sempre está disponível para o usuário. Independentemente da marca ou do modelo do veículo, basta encaixar o celular no suporte veicular e iniciar o app.

O Android Auto permite usar a tela dividida em displays widescreens para carros. Android Auto permite usar a tela dividida em displays widescreen para carros.Fonte:  Reddit/Reprodução 

Usando o Android Auto no carro

Para aproveitar melhor os recursos do Android Auto, a Google recomenda usar o software conectado ao painel de informações do carro. Caso o veículo ou sistema de entretenimento sejam compatíveis, é muito simples executá-lo. Quando o motorista conecta o smartphone ao painel do automóvel, o aplicativo é iniciado automaticamente. Além disso, alguns modelos têm sistemas que permitem a integração por conexões sem fio.

Embora apresente uma interface um pouco diferente, a navegação é bem simples. Além de exibir uma gaveta com todos os apps disponíveis, é possível manter a tela dividida em carros com display no formato widescreen.

O Google Assistente é uma ferramenta que complementa a facilidade do Android Auto.Google Assistente é uma ferramenta que complementa a facilidade do Android Auto.Fonte:  Android/Divulgação 

Vantagens do suporte ao Google Assistente

Independentemente de usar o Android Auto no smartphone ou no carro, o app privilegia o recurso Google Assistente. Basta um simples toque no botão de microfone ou apenas dizer a frase “Ok, Google” para ter acesso a vários recursos.

Por exemplo, o motorista pode perguntar sobre o clima ou pedir para tocar sua música favorita. Também é possível solicitar que o assistente indique no mapa os postos de gasolina mais próximos ou o melhor restaurante da região.

No carro, o Google Assistente se torna uma funcionalidade essencial para que o motorista não desvie os olhos da pista. Esse é um recurso que deixa a experiência com o Android Auto ainda mais segura.

O Android Auto oferece suporte a vários aplicativos.Android Auto oferece suporte a vários aplicativos.Fonte:  Droid News/Reprodução 

Grande variedade de aplicativos disponíveis

O Android Auto oferece suporte aos principais aplicativos úteis para os motoristas, como WhatsApp, Telegram, Spotify, YouTube Music e Audible. Em relação aos apps de navegação, o Android Auto executa os tradicionais Waze e Google Maps, com Sygic e TomTom AmiGo tendo se tornado novas alternativas nos últimos meses.

No futuro, o ecossistema de aplicativos do Android Auto deve aumentar bastante. Isso porque a Google permite que desenvolvedores terceiros criem softwares compatíveis com o sistema operacional para carros.

Você já usou o Android Auto? Conte nos comentários como foi sua experiência com o app.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.