Android 12 poderá ser atualizado via Play Store

1 min de leitura
Imagem de: Android 12 poderá ser atualizado via Play Store

Google pode dar mais um grande passo para diminuir a fragmentação do Android na próxima versão do sistema operacional. Segundo informações obtidas pelo XDA Developers, o Android 12 (ou S) pode chegar com um novo módulo do projeto Mainline para facilitar a distribuição de atualizações importantes, que, em tese, poderão ser baixadas pela Play Store.

Segundo os detalhes vindos de um engenheiro da Google, a empresa planeja transformar o Android Runtime (ART) em um módulo atualizável. Com isso, a empresa terá controle extra dessa parte do sistema, que se tornará mais independente das fabricantes de smartphones.

Fonte:  XDA Developers 

A mudança permitirá que a Google lance atualizações do ART com mais frequência e sem a necessidade de um intermédio das fabricantes. A empresa também poderá enviar as atualizações por meio da Play Store, o que facilitará o download e a distribuição.

Diminuindo a fragmentação

A mudança pode aproximar a experiência de uso do Android em diferentes aparelhos, facilitando a vida de quem desenvolve aplicativos, por exemplo. Por outro lado, as fabricantes perderão a possibilidade de modificar o ART em suas interfaces customizadas, o que deve limitar o lançamento de funções exclusivas em certos smartphones.

Ainda assim, a mudança certamente será positiva em um quadro geral. As fabricantes de smartphones costumam atrasar a distribuição de atualizações do Android e a Google tem realizado mudanças na estrutura do sistema para garantir updates mais rápidos.

As principais armas da empresa para acelerar as atualizações são os projetos Mainline e Treble. As iniciativas visam compartimentar o Android para facilitar a distribuição de updates.

Enquanto a estratégia não surtiu efeito logo de cara, a nova abordagem já começou a trazer mudanças para o mercado. Segundo a Google, o Android 10 foi o sistema que teve a distribuição mais rápida na história do SO. Resta agora aguardar para ver se a nova edição do software repete esse sucesso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.