Android permitirá que usuário teste atualizações antes da instalação

1 min de leitura
Imagem de: Android permitirá que usuário teste atualizações antes da instalação
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

O Android 10 traz uma série de novidades para a interface de usuário dos smartphones, mas também conta com mudanças interessantes nos processos de funcionamento do sistema operacional. Um desses recursos é o Project Mainline, que permite fazer atualizações de segurança mais rápido e que, futuramente, poderá ser utilizado para testar updates antes da instalação.

Segundo explica o WccFTech, isso será possível graças a divisão do sistema operacional em dois compartimentos, novidade que apareceu no Project Treble. A iniciativa da Google foi feita para tornar as atualizações no Android mais rápidas, mas também poderá ser utilizada nos "updates dinâmicos de sistema".

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

(Fonte: XDA/Reprodução)

De acordo com um engenheiro da Google que conversou com o XDA, a funcionalidade permitirá criar uma espécie de ambiente virtual com apenas alguns dos novos recursos presentes em uma grande atualização, como uma customização de interface liberada pela fabricante do dispositivo ou até updates de versões do Android.

Com isso, ao invés de sobrescrever o sistema instalado, o procedimento apenas carregará as mudanças temporariamente e permitirá que o usuário escolha se quer realizar a instalação completa.

A novidade poderá ser útil caso o dono do smartphone se arrependa após entrar em algum beta ou receba um update que cause problemas no celular. Como o recurso ainda está em fase de desenvolvimento, porém, pode demorar um bom tempo para os testes de atualizações chegarem aos usuários finais. Uma das possibilidades é que a função acabe dando as caras somente no Android 11, que será lançado no ano que vem.

Ainda assim, outros benefícios do Project Mainline já devem começar a aparecer nos aparelhos com Android 10. Graças ao recurso, o sistema operacional também permite baixar atualizações de segurança via Play Store, garantindo que correções e melhorias de segurança chegarão mais rápido aos usuários.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.