Android 10 é o update com a adoção mais rápida da história

1 min de leitura
Imagem de: Android 10 é o update com a adoção mais rápida da história
Imagem: https://www.engadget.com/2019-09-09-android-10-review.html
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

Nesta quinta-feira (9), a Google divulgou que a versão 10 do Android foi a que teve a adoção mais rápida em toda a história de seu sistema operacional móvel. Cinco meses após seu lançamento, o Android 10 já estava rodando em 100 milhões de aparelhos pelo mundo, atingindo uma adoção 28% mais rápida que a do Android 9 Pie.

O problema da fragmentação do Android

A fragmentação é, frequentemente, citada como um dos maiores problemas do ecossistema Android. Além da Google, ainda há dezenas de outras fabricantes e milhares de modelos de dispositivos espalhados pelo mundo, entre smartphones, tablets, equipamentos smarts, entre outros.

Adoção do Android 10 é 28% mais rápida que a do Android 9 Pie. (Fonte: Android Developers Blog)Adoção do Android 10 é 28% mais rápida que a do Android 9 Pie. (Fonte: Android Developers Blog)Fonte:  Google 

À medida que o tempo passa, vários deles vão se tornando obsoletos, mas permanecem em uso, coexistindo em paralelo com os produtos novos que rodam as versões mais recentes do sistema.

No entanto, a Google tem trabalhado de forma eficiente, a fim de facilitar a adoção das últimas versões do SO.

Os esforços da Google

Nos últimos anos, a Google lançou 3 recursos específicos que ajudaram as fabricantes a aderir aos Android 9 e 10 mais rapidamente. Estes são o projeto Treble, o Mainline e as GSIs.

Projeto Treble: permite que as fabricantes realizem atualizações do sistema sem se preocupar com determinados drivers de componentes. Isso acelera o desenvolvimento das atualizações, já que as empresas só precisam se preocupar com updates mais simples em seus aparelhos. Esse projeto já vem mostrando ótimos resultados desde 2018, após o lançamento do Android 9 Pie.

Projeto Mainline: funciona de modo parecido com o Treble, ao isolar os principais serviços do sistema, como codecs de mídia e outros conjuntos de softwares separados por módulos que podem ser facilmente atualizados via Play Store. Isso não implica, necessariamente, atualizações mais fáceis e também não oferece vantagens em permanecer com uma versão mais antiga do sistema.

GSIs: as GSIs (ou imagens genéricas do sistema) são versões AOSP do Android fornecidas a fabricantes e desenvolvedores independentes, que podem testar o SO em uma ampla gama de aparelhos compatíveis com o Treble.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.