Honda sofre ataque hacker; produção para no Brasil e no mundo

1 min de leitura
Imagem de: Honda sofre ataque hacker; produção para no Brasil e no mundo
Imagem: Divulgação

Na segunda-feira (8), um ataque hacker paralisou operações da Honda no mundo todo, inclusive no Brasil. A informação foi confirmada em comunicado oficial da marca japonesa. Ainda segundo a empresa, o problema afeta o acesso a servidores da companhia e o uso de e-mails e de sistemas internos.

Sem fornecer detalhes a respeito do vírus que se espalhou por sua rede, a fabricante ressaltou que se trata de uma ação externa e que está se dedicando a minimizar impactos negativos, buscando restaurar completamente as atividades de produção, vendas e desenvolvimento.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Diversas operações foram afetadas por ataque externo.Diversas operações foram afetadas por ataque externo.Fonte:  Honda 

Suspeitas de especialistas

Entre as unidades impactadas, foram citadas as presentes no Reino Unido, na América do Norte, na Turquia, na Itália e no Japão, além, é claro, da brasileira. A expectativa é de que tudo volte ao normal até o final da semana – e, se possível, o quanto antes. Considerando que grande parte já retomou a rotina ainda nesta terça, é provável que o objetivo seja cumprido.

Especialistas sugerem que pode se tratar de um ataque de ramsomware, que sequestra dados, os criptografa e bloqueia o acesso a tais informações. Entretanto, a marca ressalta que não foram detectadas quaisquer violações.

O fato gera preocupações, uma vez que a Honda emprega quase 220 mil pessoas em todo o mundo, tendo mais de 400 empresas afiliadas do grupo. Ainda assim, a Honda declara que as consequências foram pequenas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.