Se você acompanhou as notícias deste ano, com certeza ficou sabendo do ransomware WannaCry, que infectou diversos computadores ao redor do mundo – houve PCs sequestrados em mais de 70 países. Mas o que é um ransomware?

Trata-se de um software malicioso que bloqueia os dados do computador – na maioria das vezes, com criptografia – e exige um resgate, para que o usuário recupere o acesso aos seus arquivos. Geralmente, o pagamento é feito por meio de bitcoins.

Confira algumas formas de se proteger contra os ransomwares e, ainda, removê-los de seu computador!

Antivírus instalado e atualizado

Parece uma dica boba, mas é preciso reforçar a importância de ter um bom antivírus em seu PC sempre atualizado. E, mais do que isso, é interessante utilizar algum programa que tenha proteção contra modificação de arquivos e evite o acesso a arquivos. Outra dica importante é sempre manter o firewall do computador ativado.

Há diversas ferramentas gratuitas para a remoção de ransomwares, que também podem remover a criptografia dos arquivos infectados. Além disso, elas informam quais são os tipos de ransomware. Algumas opções são o Alcatraz Locker e o BadBlock.

Mantenha backup dos seus arquivos

Muitas vezes, as vítimas dos ataques de ransomwares acabam cedendo e pagando os valores por medo de perder seus arquivos. O que você teria a perder se tivesse uma cópia de seus arquivos em um local seguro?

Serviços como Google Drive e Dropbox possuem grande espaço de armazenamento, que provavelmente será suficiente para você guardar o que tiver de mais importante em seu computador. Além disso, como os arquivos ficam hospedados na nuvem, não há risco de infecção caso você conecte um HD externo, por exemplo.

Seja cuidadoso

Para que o ransomware consiga acesso ao computador, é preciso que um software seja instalado no computador da vítima. Usuários que não costumam utilizar o computador com frequência podem ser vítimas fáceis, já que não conhecem bem as ameaças disfarçadas na rede. Assim, caso receba um email de um remetente estranho ou veja algum anúncio suspeito, não clique. Até mesmo aplicativos disponíveis em sites que não são os oficiais devem ser evitados.

Trata-se de uma ação simples, mas que vale a pena ser relembrada para evitar problemas.

Remova o ransomware!

Apesar de não ser possível com todos os tipos de programas maliciosos, você pode remover um ransomware simplesmente realizando uma restauração do sistema. Porém, ainda há o risco de perder alguns arquivos, já que os programas e outros dados voltariam ao estado em que estavam em certo momento do tempo – daí, novamente, a importância de manter sempre um backup.

Outra possibilidade é iniciar o Windows pelo Modo de Segurança e executar um antivírus em seguida. Caso não seja possível, você também pode utilizar um antivírus em um pendrive ou alguma outra unidade de armazenamento disponível. Além disso, a Microsoft disponibiliza softwares gratuitos para identificação e remoção de ransomwares. 

Cupons de desconto TecMundo: