Google bane app indiano que removia apps chineses de celulares

1 min de leitura
Imagem de: Google bane app indiano que removia apps chineses de celulares
Imagem: https://www.aljazeera.com/ajimpact/india-app-highlights-backlash-chinese-businesses-200602155842790.html

A Google retirou o app “Remove China Apps”, que foi desenvolvido na Índia, e tinha o propósito de procurar por aplicativos de origem chinesa em dispositivos móveis e solicitar aos usuários que eles fossem desinstalados. O app indiano ganhou popularidade nos EUA nas últimas semanas e chegou a ser instalado em cinco milhões de aparelhos.

Provavelmente, a Google baniu o Remove China Apps devido à questão política que motivou a criação do software. O nome do aplicativo deixa isso claro, além da explicação contida no site da desenvolvedora, que afirmava que o app foi feito para apoiar o posicionamento do primeiro-ministro indiano, sobre as relações internacionais do atual governo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Há também uma política na Play Store, que diz que um aplicativo não pode incentivar o usuário a remover ou desabilitar outros apps de terceiros.

Fonte: OneTouch Apps/DivulgaçãoFonte: OneTouch Apps/DivulgaçãoFonte:  OneTouch Apps 

Desavenças entre Índia e China

Recentemente, as relações entre Índia e China não estão em seus melhores dias. Soldados dos dois países travaram uma disputa em uma região dos Himalaias. O conflito não envolveu armas de fogo, mas serviu para deixar os ânimos entre as duas nações ainda mais exaltados.

A crise do novo coronavírus impactou profundamente a economia da Índia, o que levou o primeiro-ministro do país a boicotar produtos estrangeiros para amenizar as perdas financeiras. A medida deve afetar diretamente a China, já que os dois países são grandes parceiros comerciais.

Parece que a Índia se aproximou dos EUA e começou a culpar a China pela pandemia da covid-19, e, consequentemente, pela crise econômica causada pela disseminação da doença. A criação do Remove China Apps parece ter seguindo essa onda, já que, aparentemente, celebridades indianas teriam publicado fotos removendo apps chineses de seus aparelhos, como o TikTok.

Contradição...

O fato mais absurdo de toda essa história, é que os smartphones fabricados na China são extremamente populares na Índia. Companhias como Xiaomi e Huawei "fazem a festa" por lá. Entre os cinco aparelhos mais vendidos no país, quatro são chineses.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.